Nota de repúdio ao golpismo e pelo fortalecimento da democracia

Uma semana após a posse de um governo eleito democraticamente – que produziu imagens representativas da inclusão de todas as pessoas, valorização da arte e respeito à diversidade – um grupo minoritário invadiu a sede dos poderes da República e realizou atos terroristas contra as instituições de Estado, o patrimônio administrativo, funcional, histórico e cultural, atentando contra os símbolos da democracia e da República e, consequentemente, contra a população brasileira.

Ao longo dos diversos governos, os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) têm demonstrado participação ativa na construção crítica do aparelho de Estado e de políticas públicas responsáveis. Trata-se de um serviço imprescindível, acima de controles partidários e ideológicos. Por isso, a ANESP entende ser possível, necessária e urgente a consolidação e a defesa perene do Estado Democrático de Direito, estabelecido na Constituição Cidadã.

Na condição de cidadãos e cidadãs, os/as EPPGGs exigem a apuração dos fatos, bem como o devido ressarcimento ao erário dos prejuízos ocasionados pelos extremistas – realizadores ou mandantes – a partir de processo legalmente instruído.

Como servidores, expressamos nossa disposição para defender os bens públicos e a firme decisão de continuar na defesa da Democracia e contribuir para a reconstrução do que foi depredado, seja no aspecto material ou moral.

Esta manifestação reafirma a disposição da ANESP de estar a serviço, juntamente com outras entidades que representam trabalhadores da administração pública, e com toda a população brasileira, por meio de nossa experiência como formuladores e implementadores de políticas públicas no país.