ANESP

View Original

Morre Rouanet, idealizador da carreira de EPPGG e da Enap

Recebemos no domingo, 03 de julho, a triste notícia do falecimento do diplomata Sérgio Paulo Rouanet. Para a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) significa a perda de um dos maiores intelectuais brasileiros. Nos solidarizamos com sua família, amigos e com o conjunto da sociedade que compreendeu o papel que Rouanet desempenhou para a cultura e a gestão pública brasileiras enquanto diplomata, professor, tradutor, ensaísta e ministro da Cultura.

Integrante da Academia Brasileira de Letras, a sua trajetória, que inclui a contribuição vital para a legislação de incentivo à cultura, também marcou tanto a filosofia quanto as ciências sociais.

Em particular para a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e para a carreira de Especialistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Sérgio Paulo Rouanet foi fundamental. Ainda em 1982, enquanto diplomata, foi incumbido pelo então Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Ramiro Saraiva Guerreiro, de cooperar com o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) na formulação de diretrizes que pudesse levar à criação, no Brasil, de uma Escola Superior de Administração Pública. Assim, Rouanet realizou, no mesmo ano, um trabalho de pesquisa no Brasil e no Exterior que culminou em um relatório intitulado “Criação no Brasil de uma Escola Superior de Administração Pública”. Nele, Rouanet recomendou a implantação no Brasil de um modelo similar ao da França, isto é, a criação de uma escola oficial que teria por finalidade formar indivíduos, aprovados em concurso público, para compor uma carreira constituída por cargos de alta direção.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

See this gallery in the original post

See this content in the original post