MGI prevê três blocos de concursos para 2023

Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo irá lançar até o dia 10 de abril o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal.

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Esther Dweck destacou que há previsão no orçamento deste ano para realização dos concursos, que irão priorizar os órgãos com maior déficit de pessoal.

Até o fim do ano, segundo a ministra, devem ser anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal. No momento, apenas uma seleção emergencial foi autorizada para a Agência Nacional de Mineração.

A ANESP, nos últimos anos, fez gestões à Secretaria de Gestão (Seges) no sentido de reivindicar a realização de concursos para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Dado que o último concurso para EPPGG ocorreu em 2009 e, atualmente, apenas 54% das vagas estão preenchidas, a necessidade de realização de um novo concurso para a carreira se impõe para a reposição de especialistas na Administração Federal.

Com informações da EBC.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS