EPPGGs debatem administração pública em evento em Portugal

Os EPPGGs Frederico Coutinho, Iara Alves e Francisco Gaetani (este aposentado) participaram, entre 27 e 29 de setembro, de evento em Portugal que reuniu autoridades, pesquisadores e práticos do campo da Administração Pública em países lusófonos. Chamada “Administração pública no espaço lusófono: diálogos, desafios e oportunidades”, a conferência foi organizada pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa (ISCSP/ULisboa), com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Atualmente, Frederico Coutinho é gerente de projetos na Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); Iara Alves é diretora de Educação Executiva da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e Francisco Gaetani é secretário extraordinário para Transformação do Estado, também no MGI. Eles participaram de diferentes momentos ao longo da programação, quando puderam debater e dialogar com gestores, pesquisadores e representantes do terceiro setor nos diversos países de língua portuguesa. Coutinho também participou de missão técnica, representando o MGI, junto a órgãos do governo português, para adensar a troca entre os países – exatamente um dos objetivos do encontro.

“Participar do congresso Administração Pública no Espaço Lusófono e também de missões técnicas a instituições do governo de Portugal nos permitiu trocar experiências com gestores e acadêmicos de diversos países da CPLP, gerando insights e redes para a promoção de uma administração pública melhor, mais efetiva e, principalmente, voltada para as pessoas”, relatou Coutinho em seu retorno.

Para além da construção destes espaços de troca, a conferência propôs ainda a criação da Comissão Temática de Administração e Políticas Públicas e a retomada das Reuniões Ministeriais Setoriais de Administração Pública junto à CPLP. O Movimento Pessoas à Frente e o Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) também colaboraram com a realização do encontro.