EPPGG Eduardo Nilson recebe Prêmio Capes de Tese em Saúde Coletiva

03092021_imagemdentro_pct.jpg

A Tese de Doutorado do EPPGG Eduardo Nilson recebeu nesta semana o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Saúde Coletiva. “Iniciativas para a redução do consumo de sódio no Brasil: avaliação e análise de impacto” foi defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da USP, sob orientação da professora Patrícia Jaime.

A pesquisa buscou estimar o impacto do consumo excessivo de sódio e das metas voluntárias de redução do sódio sobre a morbimortalidade da população e os custos da doença no Brasil. Os resultados evidenciam os prejuízos à saúde da população e os elevados custos ao SUS e à sociedade causados pelo consumo excessivo de sódio e apoiam a priorização da redução do consumo de sódio na agenda de saúde.

“Uma das principais contribuições que meu trabalho trouxe foi no campo da avaliação de políticas, por meio da adaptação e aplicação de ferramentas de modelagem de cenários, considerando impactos epidemiológicos e econômicos, no campo da alimentação e nutrição, a partir do exemplo do consumo de sódio”, afirma Nilson.

Para ele, com sistemas agroalimentares cada vez mais globalizados, os mecanismos de regulação de alimentos assumem papel crucial na agenda internacional da segurança alimentar e nutricional, que precisa ser reafirmada como um tema de saúde global.

A premiação leva em conta originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. O trabalho concorre agora ao Grande Prêmio Capes de Tese.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS