Engajamento no setor público é objeto de pesquisa de EPPGG

homepageImage_pt_BR.png

Publicado pela revista digital Administração Pública e Gestão Social, editada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o artigo “Engajamento no Trabalho: Conceitos, Teorias e Agenda de Pesquisa para o Setor Público” se propõe a analisar as dimensões que ajudam a explicar o engajamento de servidores públicos.  

De autoria da EPPGG Marizaura Reis de Souza Camões e do Professor adjunto do Departamento de Administração da UnB Adalmir Oliveira Gomes, a pesquisa que baseou o artigo usou como metodologia sistematizações na literatura e a análise de 27 estudos sobre engajamento no trabalho em organizações brasileiras.

Os resultados apresentados contribuem para suprir a ausência, na literatura nacional, de artigos que façam uma discussão teórica de forma integradora do conhecimento produzido sobre engajamento no trabalho. Além disso, propõe de forma inédita um marco analítico conceitual para o engajamento no trabalho no setor público.

O artigo traz, ainda, subsídios que podem apoiar o desenho de políticas e práticas de gestão de pessoas no setor público com base em evidências e não apenas em modelos normativos-prescritivos tradicionais. Estratégias de recrutamento, promoção, gestão de desempenho e desenvolvimento poderão ser redesenhadas considerando variáveis que influenciem o engajamento no trabalho.

Acesse o artigo na integra.