EmpoderAção: EPPGG é entrevistada em podcast que discute representatividade e políticas públicas

A EPPGG e antropóloga Ana Julieta Teodoro Cleaver foi entrevistada no programa EmpoderAção, podcast que mergulha no tema da representatividade e do empoderamento das mulheres, especialmente das mulheres negras. No episódio, foi discutido o tema das relações raciais e políticas públicas, adentrando as formas como as desigualdades de gênero e de raça impactam diretamente a vida das mulheres negras no Brasil – da saúde ao mercado de trabalho, passando pela educação e os espaços de poder.

“Ao se analisarem indicadores socioeconômicos desagregados por raça e por gênero, notamos que as mulheres negras estão histórica e sistematicamente concentradas nos níveis mais baixos de condição de vida. Esta situação persistente de desigualdade é resultado de um processo histórico de omissão e negligência do Estado brasileiro em relação à população negra, no qual as mulheres negras são a população mais excluída e mais vulnerabilizada”, afirmou Cleaver. 

O programa é apresentado por Gabi Hilário, que frisou, logo na abertura, os perigos do entrelaçamento de racismo e machismo: “Nós sabemos que as mulheres negras enfrentam um contexto complexo, onde as desigualdades raciais e de gênero se entrelaçam, criando desafios que vão muito além dos enfrentados por outros grupos. Esse é um tema que toca profundamente a realidade brasileira, pois sabemos que as mulheres negras enfrentam desafios muito específicos, causados pela intersecção entre o racismo e o machismo em suas vidas diárias”.

Por fim, a EPPGG ressaltou a importância de se criarem políticas públicas que levem em conta, especificamente, esta questão: “Todas as políticas públicas podem ter um impacto positivo ou negativo em suas vidas. No entanto, para que possam corrigir as históricas desigualdades que afetam as mulheres negras, são necessárias políticas públicas intencionalmente formuladas para essa população”.

Ouça a íntegra do programa no Spotify.