Dia do Servidor: 8º EPPGGs em Diálogo destaca trajetórias inspiradoras de gestores

Para marcar o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a 8ª edição da série EPPGGs em Diálogo – Gestão e Políticas Públicas propõe um momento para compartilhamento de trajetórias inspiradoras de gestores federais e do Estado de Minas Gerais. A atividade acontece na véspera, dia 27 de outubro, às 19h e será transmitida pelo canal do Youtube da Fundação João Pinheiro.

Esse ciclo de debates vem sendo realizado ao longo de 2021 por uma parceria da Fundação João Pinheiro, da ANESP e do SINDESP-MG. 

Foram convidados a contar suas trajetórias profissionais enquanto servidores públicos a EPPGG federal Virgínia Bracarense Lopes, que hoje é Superintendente da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG-MG), a EPPGG federal Celina Pereira, que atua com política antitruste no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o EPPGG federal João Paulo Resende, atualmente consultor do Banco Mundial, e o EPPGG do Estado de Minas Gerais Tadeu Barros, diretor do Centro de Liderança Pública (CLP).

O Dia do Servidor Público foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1936. Ao longo dos anos, com o objetivo de formação de um Estado organizado, forte e capaz de atender aos anseios e necessidades da sociedade, foram sendo criados e estruturados normativos, planos de carreira, procedimentos e políticas que viabilizassem a seleção, desenvolvimento e atuação de agentes públicos aptos a atuar de forma harmônica com a classe política democraticamente eleita, desenhando, implementando e garantindo a continuidade das políticas públicas.

Atualmente, o arranjo funcional que sustenta as organizações públicas contempla diversas carreiras, com multiplicidade de formações, conhecimentos e experiências. Oscilando entre momentos de maior e menor valorização e convivendo com estereótipos que não fazem jus à complexidade e responsabilidade de suas atribuições, os servidores continuam sendo agentes fundamentais para a consecução dos objetivos de um Estado Democrático e de Direito e zelando pela entrega de valor público à sociedade.

Dentre as muitas carreiras existentes, está a de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), surgida em 1986 no âmbito do Estado de Minas Gerais, com o propósito de fortalecer a camada estratégica do governo, mirando especialmente na profissionalização dos quadros de assessoramento e direção da Administração Pública. Pouco tempo depois, em 1989, a carreira seria criada em âmbito federal e, posteriormente, adotada em diversas outras unidades da federação como Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e, inclusive, em âmbito municipal em São Paulo.

Com modelo inspirado em carreiras similares em nível internacional (Canadá, França, Estados Unidos etc.), inclusive valendo-se das estruturas das Escolas de Governo para sua formação, os EPPGGs possuem traço diferencial em função de sua transversalidade de atuação e perfil multidisciplinar e generalista de atuação.

Em comemoração ao dia do servidor, reunimos alguns membros dessas carreiras, do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal, com um ponto comum - egressos da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, instituição de excelência e que possui curso superior dedicado à formação desses agentes - que compartilharão as possibilidades e desafios de sua atuação,  realizações, superações e aprendizados, fazendo jus à máxima de Michel de Montaigne: "A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas.".

Participantes

Virgínia Bracarense Lopes

Especialista em Direito Público (PUC-MG), bacharel em Direito (UFMG) e Administração Pública (Fundação João Pinheiro). Com mais de 15 anos de experiência em logística e compras públicas, concentra sua experiência em centralização e inovação em compras públicas, participando de projetos premiados. Foi ganhadora do Prêmio Espírito Público 2019 na categoria Gente, Gestão e Finanças Públicas. Membro da Rede de Líderes MLG. É da carreira de EPPGG federal e atua como Superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial da SEPLAG/MG e professora na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Celina Pereira

Doutoranda e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Desde 2008, integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atuou no Gabinete Presidencial, na Casa Civil da Presidência da República, nos Ministérios da Educação, da Justiça, da Economia, no Governo do Estado de Minas Gerais e na Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente, trabalha com políticas antitruste no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Viveu 3 anos na França para aprofundamento nos campos de Ciência Política, Gestão Pública e História, na Ecole Nationale d’Administration (ENA), na Sorbonne Université (Inter-Ages), na Ecole du Musée du Louvre e no Palais Royal. Em Paris, foi consultora da OCDE, na Diretoria de Gestão Pública.

João Paulo Resende

Consultor do Banco Mundial. Ex-conselheiro do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia e leciona as disciplinas Economia da Regulação e Defesa da Concorrência na Escola Nacional de Administração Pública e na Fundação Getúlio Vargas, em Brasília.

Tadeu Barros - EPPGG estadual

Graduado e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Acumula experiência como secretário especial de planejamento e orçamento do Estado de Alagoas, assessor especial do Presidente do Banco de Desenvolvimento de MG (BDMG), diretor em áreas de gestão do Governo de Minas Gerais e como docente/palestrante da Escola de Governo/MG e IBMEC. Atualmente está como diretor-presidente do CLP – Centro de Liderança Pública.

Moderadora: Maria Isabel Rodrigues

Graduada em Direito pela Fumec, é também graduada e mestre em Administração Pública pela EG/FJP. Atualmente é Diretora Geral da EG/FJP e Presidenta da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.

Serviço

Ciclo: EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas

Tema: “Servidores públicos: trajetórias inspiradoras de EPPGGs”

Dia 27 de outubro | Quarta-feira | 19h

Transmissão: Youtube da Fundação João Pinheiro