Abertas as inscrições para a Comissão Eleitoral da ANESP e ANESP Sindical

comissão eleitoral.jpeg

A ANESP e o ANESP Sindical abrem as inscrições de associadas e associados dispostos a formar a Comissão Eleitoral que conduzirá as eleições da Associação e do Sindicato em 2021. 

As inscrições serão aceitas até a Assembleia Geral de aprovação da Comissão, prevista para ocorrer no dia 30 de setembro (a ser convocada na próxima semana).

Para se inscrever, basta enviar e-mail para gerentegeral@anesp.org.br informando o interesse. Podem participar todas as filiadas e os filiados adimplentes, exceto membros da atual Diretoria ou aquelas e aqueles que concorrerão para a Diretoria ou o Conselho das entidades. 

A Comissão precisa ter entre três e cinco membros. Caso haja mais inscrições do que vagas, será realizado sorteio, na Assembleia de aprovação da Comissão, para definir a composição. Se houver menos de três inscritos, membros do atual Conselho deverão compor o grupo para que alcance o número mínimo necessário de integrantes.

Sobre a Comissão

A Comissão Eleitoral  é responsável por conduzir a eleição para a Diretoria e o sorteio para o Conselho da ANESP e ANESP Sindical. Cabe a ela, com o auxílio da equipe e recursos da Associação, organizar o pleito; dar ampla publicidade às regras, aos prazos e aos candidatos inscritos; realizar o escrutínio; e lavrar ata com o resultado.

Sobre a eleição

De acordo com o Estatuto da ANESP e do ANESP Sindical, a eleição para a Diretoria ocorre por meio eletrônico, em até dois turnos, na hipótese de nenhuma chapa receber mais da metade dos votos no primeiro turno. Já o Conselho tem sua formação definida por sorteio.

O processo eleitoral deve ser finalizado até a última sexta-feira de novembro (26/11), sendo obrigatório o intervalo de pelo menos sete dias entre o primeiro e o segundo turno, caso ele ocorra. Já o sorteio ao Conselho deve ocorrer na data do primeiro turno.

O Estatuto define que haja um intervalo de ao menos 14 dias entre o fim das inscrições de chapas e candidaturas e a data de realização do primeiro turno ou turno único.