Com teletrabalho há 5 anos, CGU é exemplo de eficiência da modalidade

Em meio à adoção do teletrabalho mesmo após a pandemia, há na própria Esplanada dos Ministérios um exemplo duradouro e eficiente de uso da modalidade. Com um dos programas mais antigos de teletrabalho no Governo Federal, a Controladoria Geral da União (CGU) obtém resultados de sucesso.

A iniciativa, chamada de Programa de Gestão de Demandas, consiste na designação de tarefas determinadas, com prazo certo e nível de complexidade pré-definido, as quais são firmadas de maneira pontual e podem ser executadas de maneira presencial ou remota, a critério do servidor. O número de horas da atividade pactuada é abatido do controle de frequência do servidor. As atividades devem apresentar um ganho de 20% de produtividade nessa pactuação. Após a execução, os trabalhos produzidos são avaliados quanto ao nível de qualidade.

Antes da pandemia de Covid-19, quase 90% do total de servidores da CGU pactuavam tarefas no âmbito do Programa. O último relatório produzido pela CGU apurou que, no período de um ano, houve ganho de produtividade de 68.707 horas, considerando apenas os pactos com produtos entregues. O resultado equivale à força de trabalho de 43 novos servidores na CGU e a benefício financeiro de R$ 8.217.468,43. Esse número de servidores pode ser comparado à edição de um concurso inteiro para provimento de servidores, por exemplo.

Histórico

O histórico de implementação do teletrabalho na CGU inicia com a criação do Programa de Gestão de Demandas (PGD), em caráter piloto, por meio da portaria n° 1.242, em 15 de maio de 2015. O PGD considerou os avanços tecnológicos, a busca pela eficiência na Administração Pública e a melhoria do clima organizacional e da qualidade de vida dos servidores.

Após a experiência-piloto de 5 trimestres, o Programa de Gestão de Demandas foi efetivado por meio da Portaria nº 1.730, de 27 de setembro de 2016. Em 2018 e 2019, novas diretrizes foram definidas buscando a ampliação e o aperfeiçoamento do Programa, que conta com um sistema informatizado para pactuação de tarefas e gerenciamento das entregas.