Texto para Discussão do Ipea aborda a questão da desigualdade no Brasil

card parceria nexo.jpeg

O EPPGG e professor do Programa de Doutorado Profissional da Enap Pedro Cavalcante é autor do Texto para Discussão – TD 2593 – “A Questão da Desigualdade no Brasil: Como Estamos, Como a População Pensa e o que Precisamos Fazer”, publicado no mês de setembro pelo Ipea.

No artigo, o Especialista desenvolve uma análise inovadora das opiniões dos cidadãos brasileiros, com base nos resultados das pesquisas de Oxfam Brasil e Datafolha, de 2017 e 2019, acerca das desigualdades. Ele compara convergências e divergências entre essas visões a partir de conhecimento científico.

Os resultados demonstraram alinhamento entre o conhecimento popular e o campo de estudo, no que tange a conceitos e diagnóstico, à perspectiva de multicausalidade e às alternativas de políticas públicas para o enfrentamento do problema. No entanto, o ordenamento desses fatores varia com os grupos de renda dos brasileiros. Isto é, enquanto os mais pobres preferem políticas e investimentos públicos em setores com efeitos imediatos no seu dia a dia, os mais ricos se inclinam para soluções sem custos diretos a eles.

Em geral, a população defende a progressividade dos impostos, com os mais ricos pagando mais taxas. Contudo, tendem a se excluir deste segmento populacional, ou seja, numa lógica de que ‘os ricos são os outros’, embora as estatísticas demonstrem o contrário.

Como conclusão, o trabalho traz reflexões novas para o avanço da compreensão desse fenômeno complexo e dinâmico, mas também para qualificar o debate sobre os limites e possibilidades de atuação da administração pública, neste problema considerado prioritário.

Baixe o TD 2593.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS