Texto do IPEA discute medidas internacionais contra efeitos econômicos da pandemia

Foi lançado pelo IPEA no dia 14 de maio o texto para discussão “Medidas de Enfrentamento dos Efeitos Econômicos da Pandemia Covid-19: panorama internacional e análise dos casos dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Espanha”, tendo como autores Claudio Amitrano e  Luís Carlos G. de Magalhães, ambos técnicos de planejamento e pesquisa na Diest/IPEA e Mauro Santos Silva, Especialista em Política Públicas e Gestão Governamental.

A análise toma como base documentos governamentais que normatizaram as medidas de política econômica diante da pandemia de Covid-19. São objetos do estudo, os diversos canais por meio dos quais a crise sanitária afeta a economia: oferta de trabalho, produtividade do trabalho e funcionamento das cadeias produtivas, consumo das famílias, investimento privado e comércio exterior.

As medidas adotadas nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Espanha  apresentam como características comuns a mobilização de grande volume de recursos fiscais e financeiros, a adoção de uma grande diversidade de instrumentos de política econômica e o uso de arranjos institucionais sofisticados em termos de regras de focalização e de mecanismos de operacionalização das decisões adotadas.