Federação das carreiras de EPPGG abre processo eleitoral; conheça a Fenagesp

Está aberto o processo eleitoral para o Conselho Executivo e o Conselho Fiscal e de Ética da Federação Nacional das Carreiras de Políticas Públicas e Gestão Governamental (Fenagesp) -  entidade que reúne Associações e Sindicatos que representam carreiras de EPPGG e suas similares nas esferas federal, estadual e municipal.

A eleição ocorrerá em Assembleia Geral virtual no dia 29 de maio, com início, às 19h30 (primeira chamada) e finalização às 21h.

Edital de eleição e formulários de inscrição 

As candidaturas ao Conselho Executivo são por chapa e ao Conselho Fiscal e de Ética, individuais. A Chapa do Conselho Executivo deve ter seis membros:

 - um representante das entidades pertencentes às regiões Norte e Centro-Oeste;

- um representante das entidades pertencentes às regiões Sul e Sudeste;

- um representante das entidades pertencentes à região Nordeste; e

- três Conselheiros Executivos de livre indicação.

Tanto as candidaturas das chapas quanto as individuais devem ser efetivadas com o envio por e-mail de formulário de inscrição preenchido (disponível no Anexo do Edital) e dos documentos listados abaixo. A mensagem deve ser encaminhada para fenagesp@sindgestor.com.br até 18 de maio.

 Documentos para candidatura:

- Formulário de inscrição (anexo ao edital);

- Documentos pessoais do candidato pela entidade (CNH ou RG e CPF);

- Comprovante de residência do candidato pela entidade;

- Indicação formal da entidade filiada (caso o candidato seja preposto e não o Presidente);

- Declaração de que o candidato encontra-se em dia com as mensalidades para a entidade originária e de que não sofreu qualquer sanção interna; e

- Termo de posse da atual diretoria da entidade filiada.

 A ANESP, como membro permanente do Conselho Executivo, não participa da composição de chapas.

 As candidaturas não homologadas serão comunicadas individualmente em 21 de maio, com prazo de 24h para apresentação de recurso. Todas as candidaturas homologadas serão publicizadas em 26 de maio nos sites das entidades que compõem a Comissão Eleitoral.

 Será eleita uma chapa para compor o Conselho Executivo da Fenagesp junto com a ANESP, e três candidaturas para o Conselho Fiscal e de Ética.

 O resultado final da eleição será conhecido imediatamente ao final da Assembleia de Eleição. Os membros de cada Conselho escolherão seu Presidente na primeira reunião de cada grupo.

 Sobre a Fenagesp

 A ideia de criação da Fenagesp surgiu no 1º Congresso Brasileiro de Gestores Públicos, realizado em outubro de 2013 pela ANESP. Na ocasião, representantes das carreiras de EPPGG federal e as dos estados de AC, BA, DF, GO, MT, PE, RS e SP assinaram protocolo de intenções para criação de uma Federação com o objetivo de fortalecer as categorias, compartilhar experiências e promover ações conjuntas.

 A Federação viria a ser instituída em novembro de 2015, ocasião em que também se aclamou a ANESP para exercer o primeiro mandato na Presidência. Anos depois, em 2017, foi aprovado o primeiro estatuto da Federação, que consolidou como objetivos da entidade a defesa do Estado Democrático de Direito e suas instituições; a busca pela melhoria da gestão de políticas públicas; o desenvolvimento profissional dos integrantes das carreiras de Gestão de Políticas Públicas; a promoção da unidade, harmonia, coesão, solidariedade e espírito de classe e a consciência nacional entre as entidades filiadas.

 A Federação é dirigida por um Conselho Executivo, que possui sete integrantes. A ANESP, que tem assento permanente, e seis representantes das entidades filiadas, eleitos a cada dois anos.

 Presidido pelo Singestor/GO, o último Conselho Executivo encerrou sua gestão em janeiro de 2019. Também compuseram aquela gestão ANESP, Sintegesp-AC (representante Norte e Centro-Oeste), Agad-PE (representante do Nordeste), Sindesp-MG (representante do Sul e Sudeste),  GestRio-RJ e AGGEMT-MT.

 A retomada das atividades da Fenagesp ocorreu no início deste ano, quando iniciaram-se as providências para realização da eleição para o mandato 2020-2022.

 Integram a Fenagesp:

 - ANESP

- Sintegesp (Acre)

- Aggeb (Bahia)

- Sindgestor e Adesp (Distrito Federal)

- Sindgestor (Goiás)

- AGGEMT (Mato Grosso)

- Sindesp (Minas Gerais)

- Agad-PE e Sindgestor-PE (Pernambuco)

- GestRio (Rio de Janeiro)

- AEPPSP (São Paulo)