EPPGGs Secretários-Executivos da Casa Civil e do Planejamento participaram de evento no TCU sobre desburocratização dos serviços públicos

O Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Gleisson Rubin, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 4ª Turma, e o EPPGG da 3ª Turma Daniel Sigelmann, Secretário-Executivo da Casa Civil, participaram do Diálogo Público, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (22) e teve como tema “Burocracia Estatal e Seu Impacto no Ambiente de Negócios e na Competitividade das Organizações Produtivas”.

Em sua fala, Gleisson Rubin defendeu a digitalização dos serviços públicos como um dos principais instrumentos para enfrentar a burocracia administrativa. “O País não avançará se não investir na digitalização dos serviços, no governo eletrônico e na simplificação de processos administrativos internos”, afirmou o secretário-executivo. As informações são da assessoria de comunicação do Ministério do Planejamento.

Gleisson Rubin informou ainda que o Ministério do Planejamento realizou nos últimos dois anos um levantamento dos serviços do governo federal. De um total de 1.740 ofertados por 85 órgãos, 24% são digitais; 44,1% parcialmente digitais; 7% são de autosserviço; 8,8 % são informativos e 15,6% não possuem digitalização. Eles estão disponíveis no portal www.servicos.gov.br, lançado nesta quarta-feira (23) pela Presidência da República.

O encontro Diálogo Público desta terça-feira, 22, abordou o tema “Burocracia Estatal e Seu Impacto no Ambiente de Negócios e na Competitividade das Organizações Produtivas”. Foi aberto pelo presidente do TCU, Raimundo Carreiro, com a participação do ministro do TCU Vital Rego, relator do tema no Tribunal. Além da apresentação de Gleisson Rubin, o Secretário-Executivo da Casa Civil, Daniel Sigelmann, também fez explanação sobre o tema.