Presidente da ANESP palestra sobre Carreira de EPPGG em evento em comemoração ao dia do Servidor de Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão do Ceará

Jorge Edmundo,  Presidente da Asseplag, Alex Canuto, Presidente da ANESP, Leandro Couto, Presidente da Assecor e Francisco de Queiroz Maia Júnior, Secretário da Seplag. Foto: Asseplag

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, foi um dos palestrantes convidados da Associação dos Servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Asseplag). O Seminário Uma Carreira para a Cidadania foi realizado na última quarta-feira (7), em Fortaleza. Também palestrou o Presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Leandro Couto.

Alex Canuto conversou com os servidores do Estado do Ceará sobre “A Importância da Carreira de Especialista Políticas Públicas e Gestão Governamental na Atualidade e Perspectivas Futuras”. "É muito importante compartilharmos toda a experiência da profissionalização da gestão pública do governo federal com os colegas dos estados e municípios, pois a consolidação da meritocracia dentro da Administração Pública é uma tarefa longa e contínua. Essa é uma das razões da criação da FENAGESP, e esperamos contar em breve com a participação dos colegas do Ceará na nossa federação", ressalta o Presidente da ANESP.

O objetivo do evento, além de marcar o aniversário da criação da Secretaria e da junção das carreiras de planejamento e orçamento com a de gestão pública, é debater a importância dessa carreira, sua perspectiva futura, compreendendo a dimensão política de sua atuação na complexidade do processo de formulação de políticas públicas, na Gestão Governamental, no Planejamento, no Orçamento e na construção da democracia.

Compuseram a plateia cerca de 150 servidores da carreira homenageada, além de convidados como os servidores Analistas de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE e Analistas de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Fortaleza (Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog e do Instituto de Planejamento de Fortaleza – IplanFor).

Sobre a Carreira

No Poder Executivo do Estado do Ceará, a Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão está ligada à estrutura organizacional da Secretaria do Planejamento e Gestão, com atuação em duas macro áreas: uma ligada ao Planejamento e Orçamento e outra à Gestão Pública. Com um vasto campo de atuação, a categoria atua tecnicamente em processos corporativos e estratégicos de governo. Entre os principais, se destaca a contribuição técnica para o equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais e para a eficiência nos gastos públicos, dentre várias outras.

Os diversos produtos oriundos da prática técnica operativa da carreira chegam à sociedade por meio de todas as áreas de atuação do Governo, tendo em vista que o desempenho técnico e profissional está intrinsecamente relacionado aos processos de elaboração, condução e avaliação das políticas públicas governamentais.