Editada pela Enap, Revista do Serviço Público é lançada e marca 80 anos do periódico

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, no último dia 29 de dezembro, o quarto número de 2017 da Revista do Serviço Público (RSP). Criada para ajudar a disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate sobre temas relacionados às políticas públicas e gestão governamental, o lançamento marca o aniversário de 80 anos de criação da revista.

Sete artigos integram a edição. Em Accountability democrática e a mudança da ordem política europeia os autores abordam o tema da accountability democrática e a luta pelo desenvolvimento de instituições políticas legítimas para governar o continente europeu.

Em Priorização do desenvolvimento de competências em organização pública busca-se elaborar o Indicador de Priorização do Desenvolvimento de Competências (IPDC), considerando as lacunas de competências, a eficiência institucional e a adesão ao negócio.

O artigo Os gastos ambientais dos estados brasileiros: uma análise exploratória apresenta aspectos e tendências dos gastos ambientais realizados pelos estados brasileiros entre 2002 e 2012, para ilustrar e discutir o potencial desses dados para o estudo da política ambiental.

O texto Inovação no processo de compra de medicamentos: estudo de caso do Ministério da Saúde analisa a inovação no processo de compra de medicamentos pelo Ministério da Saúde.

Em Desafios da governança esportiva brasileira: o caso da Rede Nacional de Treinamento apresenta-se o arcabouço teórico sobre sistemas complexos e análise de redes no âmbito de políticas públicas. Com isso espera-se reforçar a cultura de gestão orientada à complexidade no ambiente da administração pública e dos fóruns especializados de acompanhamento e desenvolvimento do esporte no Brasil.

O artigo Contribuição das emendas parlamentares ao orçamento do Sistema Único de Assistência Social busca identificar a relevância orçamentária e financeira, assim como as consequências das emendas parlamentares ao orçamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Por fim, o estudo Lei de Benford aplicada à auditoria da reforma do Aeroporto Internacional de Minas Gerais verifica a viabilidade de aplicação, à planilha da obra de reforma do Aeroporto Internacional de Minas Gerais, de um algoritmo geral para a seleção da amostra de auditoria.