ANESP participa do Dia Nacional de Protestos

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) participou ativamente do Dia Nacional de Protestos convocados para esta quarta-feira (30). As atividades envolveram ato público, reunião com representantes do governo, atendimento à imprensa e reuniões entre os representantes das carreiras de estado no âmbito do Ciclo de Gestão e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

As atividades começaram às 9h, em frente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, com servidores públicos de diversas categorias em concentração em frente ao prédio com faixas, cartazes, panfletos, carro de som epalavras de ordem.

Em seguida, às 10h, reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas (SGP/MP), Augusto Chiba e assessores. O encontro durou até as 13h, sem resultados satisfatórios, que ensejaram aumento no tom dos discursos dos servidores públicos. Durante a tarde os protestos persistiram com a mobilização em frente ao Bloco C enquanto outras entidades se reuniam com o Secretário Chiba.

No início da noite, por volta das 19h30, as entidades filiadas ao Fonacate voltaram a se reunir para avaliar as reuniões, a mobilização e preparar novas atividades para seguir marcando posição contra o pacote anti-servidor divulgado pelo governo, que, dentre outros, adia o reajuste salarial, estabelece R$ 2,8 mil (nível médio) e R$ 5 mil (nível superior) como piso no Executivo e altera a alíquota do PSS para 14%.