Fonacate: Carreiras de Estado apoiam greve do dia 30 de junho

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), em reunião na tarde desta terça-feira (6), em Brasília, deliberaram pelo apoio à Greve Geral que será realizada na sexta-feira (30), com o objetivo de marcar posição contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Presidente da ANESP, Alex Canuto, enfatizou que os EPPGGs, por meio de plebiscito eletrônico, se posicionaram contra a proposta de Reforma da Previdência, conforme apresentada pela PEC em questão. Canuto defendeu que o Fórum se atenha ao objetivo da manifestação. “Mesmo sabendo que outras entidades que participam do ato devem incluir outras pautas no ato, em suas faixas ou falas ao microfone, as carreiras de Estado não podem adentrar nessa seara. Temos que focar na questão da reforma da previdência”, ponderou. Seu posicionamento prevaleceu entre as entidades presentes na reunião.

Negociação Coletiva 

A Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB/BA), relatora do PL 3831/2015, que estabelece normas gerais para a negociação coletiva na administração pública, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, participou da reunião do Fonacate. Segundo ela, o projeto tem o propósito de assegurar garantias aos servidores públicos em negociações com os governantes, “principalmente na atual conjuntura em que reformas objetivam a retirada de direitos históricos”.

Leia mais sobre o encontro na matéria do Fonacate.