MDSA discute nesta sexta (10) Discriminação por Gênero e Autosseleção no Mercado de Trabalho Brasileiro

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) discute Discriminação por Gênero e Autosseleção no Mercado de Trabalho Brasileiro na edição desta semana do Sexta com Debate. A mestranda em Economia Giovanna de Souza ministrará a palestra a partir das 10h, no auditório da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

Seu trabalho investiga o efeito do choque comercial da década de 1990 no Brasil sobre a desigualdade de gênero nos resultados do mercado de trabalho e potenciais consequências sobre as escolhas educacionais e de formação familiar.

Os resultados apontam que em regiões mais afetadas as mulheres enfrentaram um aumento no não-emprego em relação aos homens no médio-prazo, induzindo uma redução na parcela de mulheres dentre os empregados. Em paralelo, o hiato salarial de gênero aumentou no médio prazo, mas esses efeitos não persistiram no longo prazo. Observa-se, ainda, no médio e longo-prazo, um aumento nos anos de escolaridade de ambos os gêneros, com efeito maior entre os homens, e uma diminuição na parcela de mulheres de até 40 anos que são casadas e têm filhos.

Sexta com Debate

O Sexta com Debate promove apresentações periódicas de temas de interesse para as políticas sociais feitas por especialistas externos ou internos ao MDS. As apresentações ocorrem às sextas-feiras, a cada quinze dias, com duração de uma hora seguida de trinta minutos de debate.

Serviço
Palestra – Discriminação por Gênero e Autosseleção no Mercado de Trabalho Brasileiro
Dia 10 de março de 2017 – 10h
Auditório da SAGI, Bloco A, 3º andar. Brasília - DF
Obs.: Não é necessária a confirmação de presença.