Especialista José Ivan, lotado no Ministério do Esporte, recebe certificado por excelência em participação cidadã na Câmara

EPPGG José Ivan recebe premiação. Foto: LabHacker

Clipping: Ministério do Esporte

O especialista em políticas públicas e gestão governamental lotado no Ministério do Esporte José Ivan Mayer de Aquino recebeu do deputado Evandro Roman (PSD/PR), nesta terça-feira (14.03), um certificado por excelência em participação cidadã no portal e-Democracia. Ele apresentou 147 sugestões no debate sobre o Plano Nacional do Desporto, em parceria com a Comissão do Esporte da Casa. O ato foi na sede do Laboratório Hacker. 

“Esse certificado é o reconhecimento do Laboratório Hacker, da Câmara dos Deputados, para pessoas que trabalharam muito pela construção coletiva do Plano Nacional do Desporto pela internet. É um momento de bastante felicidade, porque eu fui o brasileiro que mais contribuiu para constituir o plano”, disse José Ivan. 

Ele acrescentou que, além de dar um grande número de sugestões, “pude usar a ferramenta fazendo uma espécie de sistematização das contribuições de outras pessoas, colocando em outro formato de concentração das ideias mais votadas, sem o nome de quem deu a sugestão, de forma que vai facilitar bastante o trabalho da comissão.”

O especialista, como militante da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida e professor aposentado de educação física, ofereceu suas propostas por meio da ferramenta de Consulta Pública Wikilegis – desenvolvida pela equipe do LabHacker. 

Laboratório Hacker

O Laboratório Hacker é um espaço para promover o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania relacionados ao Poder Legislativo. O objetivo é articular uma rede entre parlamentares, hackers e sociedade civil que contribua para a cultura da transparência e da participação por meio da gestão de dados públicos.

Qualquer pessoa que queira desenvolver projetos de cidadania pode trabalhar livremente no ambiente do LabHacker, nas dependências da Câmara dos Deputados. No espaço, o desenvolvedor conta com a orientação de servidores especialistas em dados abertos e processo legislativo, além do livre acesso à estrutura de internet e a outros equipamentos. 

Por que hackers? 

Hackers cívicos são aqueles que aplicam suas habilidades em ações de cidadania, orientando-se por princípios de colaboração e compartilhamento.  Na década de 1960, o termo hack passou a ser usado por programadores para indicar truques mais ou menos engenhosos, que usavam recursos pouco conhecidos do computador. Assim, foram chamados de hackers os primeiros aficionados por tecnologia, que se reuniam para interagir e desenvolver soluções criativas.