ANESP, Universidade Columbia e Enap falam sobre possibilidades de parcerias

Em mais uma movimentação para viabilizar acesso a cursos de alta qualidade, representantes da ANESP, Universidade Columbia e Escola Nacional de Administração Pública (Enap) se reuniram, na tarde desta quinta-feira (18), na sede da Enap, para discutir possibilidades de parcerias para 2016.

Um dos representantes da universidade norteamericana, o Diretor do Columbia Global Center Latin America, Prof. Thomas Trebat, lembrou os bons resultados da atuação conjunta da entidade com a ANESP, desde 2014, e com a Enap, a partir de 2015. No período, duas info sessions foram realizadas para apresentar o Mestrado Executivo em Administração Pública (Global EMPA) oferecido pela instituição. Também houve participação de Columbia no Seminário Internacional Papel do Estado no Século XXI, realizado pela Enap no ano passado.

Uma novidade trazida por Thomas foi a sinalização positiva para a possibilidade de Columbia formatar cursos de curta duração para os brasileiros. Ele citou como exemplo uma parceria que a entidade já firmou com o instituto Comunitas para desenvolver programas expressos direcionados à gestão de municípios de médio porte. “Estamos preparando cursos de curta duração e até consultorias sobre planejamento estratégico para as cidades”, comentou.

A chefe de gabinete do Presidente da Enap, Aline Soares, ponderou que o período econômico enfrentado pelo País pode dificultar a inscrição de alunos brasileiros em programas de longa duração, mas que capacitações executivas são uma saída interessante para driblar o atual cenário - “Essa é uma linha mais promissora para o perfil que buscamos atender”, ressaltou. De acordo com Aline, a Escola tem especial interesse em oferecer programas de qualificação ligados às habilidades de liderança, como gestão em períodos de crise, negociação, gestão de pessoas e gerenciamento de processos. “Muitas vezes as pessoas que têm esse perfil não possuem o tempo necessário para uma capacitação de longa duração”, completou.

O Diretor de Comunicação e Divulgação da ANESP, Matheus Azevedo, enfatizou a importância desse tipo de parceria para os EPPGGs. “O que a gente já fez foi muito bom para todos. Da parte da ANESP, gostaríamos de ver uma continuidade ou até ampliação. Seja com Columbia ou com outras instituições de ensino, em cursos de curta duração, programas executivos ou capacitações de longa duração.” O dirigente ainda lembrou da importância, para a Carreira, dos programas focados no desenvolvimento de habilidades de liderança, considerando a necessidade de gestores ressaltarem seu perfil gerencial.

Ao final do encontro, Aline Soares deixou claro aos representantes de Columbia que as portas seguem abertas e pediu que eles apresentem, quando oportuno, as propostas que julgarem adequadas.

A Diretoria da ANESP foi representada pelo Presidente, Alex Canuto, e os Diretores Paulo Paiva e Matheus Azevedo. Pela Enap, estiveram presentes Aline Soares e a Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Cecília Lariú. Além de Thomas Trebat, a Universidade Columbia teve como representante a Coordenadora de Projetos do Global EMPA, Maria Luiza Paranhos.