Presidente da Enap recebe Diretoria da ANESP para tratar de pontos de interesse da carreira

A Diretoria da ANESP participou, na tarde desta quinta-feira (11), de reunião com o Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gleisson Rubin, e demais dirigentes da entidade. O encontro serviu para apresentar os Diretores da Associação e conversar sobre pontos mútuos de interesse.

O Presidente da ANESP, Alex Canuto, agradeceu o espaço concedido por Gleisson e ressaltou que espera continuar o bom relacionamento que a Diretoria da Associação manteve com a Escola nos últimos dois anos, período em que a entidade buscou amplificar divulgações de cursos e eventos da Enap, e apoiou a realização de eventos.

“Tivemos uma ótima relação e achamos que todos os lados ganham se continuarmos com essa parceria. A Enap é a casa da Carreira e é sempre muito bom estar presente aqui”, comentou Canuto.

Em seguida, os Diretores da ANESP Matheus Azevedo (Comunicação e Divulgação) e Paulo Paiva (Assuntos Profissionais) apresentaram pontos que integram a pauta inicial da Associação com a Escola: o reconhecimento de cursos feitos por EPPGGs fora da Enap para fins de promoção funcional; a ampliação da oferta de cursos online com a mesma finalidade; e o aumento das parcerias com instituições de ensino de reconhecida qualidade internacional. O Diretor de Estudos e Pesquisas, Pedro Cavalcante, sinalizou ainda o interesse de aproveitar a expertise de EPPGGs que estejam em trânsito em um Centro de Altos Estudos que está sendo estruturado entre Enap e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), bem como a elaboração de pesquisa sobre inserção da carreira de EPPGG e de outras do Ciclo de Gestão na máquina pública.

O Presidente da Enap, Gleisson Rubin, acredita que há espaço para que a Escola e a ANESP trabalhem em conjunto em diferentes frentes. O dirigente lembrou que há ações iniciadas em 2015 que se estenderão para esse ano, como no caso das parcerias internacionais. A Enap realizou no ano passado diversos eventos com participação de atores de renome mundial, com o objetivo de viabilizar o acesso de servidores públicos brasileiros a capacitações estrangeiras de alto nível. Neste ano, o objetivo é ampliar o leque de cursos executivos com participação de entidades mundialmente conhecidas e de pós-graduações, como já ocorre com o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento, feito em conjunto com o Ipea.

“A ideia é que haja um catálogo de cursos executivos que atendam às pessoas que não têm perspectiva de se afastar do País para uma capacitação de longa duração”, comentou Gleisson.

Sobre a possibilidade de diversificar cursos aceitos pela Enap para fins de progressão e promoção funcional, o Presidente da Escola afirmou ser possível incorporar à plataforma de EaD da entidade cursos cedidos por outras instituições de ensino, após avaliação caso a caso da qualidade do programa. Já a validação de capacitações feitas em outras instituições de ensino precisa de melhor definição normativa para poder ser bem executada.

Por fim, Gleisson convidou a ANESP para participar de ações de comemoração dos 30 anos da instituição. “É impossível contar a história dos 30 anos da Escola sem falar da carreira dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental”, ressaltou. 

Além de Alex Canuto, Matheus Azevedo, Paulo Paiva e Pedro Cavalcante, a Vice-Presidente, Ana Maria Mesquita, também participou da reunião pela ANESP. Pela Enap, estiverem presentes Gleisson Rubin, a Chefe de Gabinete Aline Soares, a Diretora de Formação Profissional, Maria Stela Reis, e a Coordenadora-Geral de Projetos Especiais, Michelle Silva.