Especialistas debatem regime previdenciário em seminário organizado pelo Ciclo de Gestão

A ANESP, a Assecor, a Afipea e a AACE, entidades que compõem o Ciclo de Gestão, realizaram nesta segunda-feira (9), o "Seminário - Ciclo de Gestão debate: Reforma da Previdência - Demografia e força de trabalho, necessidade de financiamento e os impactos para o servidor público”, no auditório da Secretaria de Orçamento Federa (Sof), na 516 Norte, em Brasília. Dois dos quatro palestrantes foram EPPGGs, Luis Henrique Paiva e Paulo Kliass.

O Presidente da ANESP, Alex Canuto, o Analista de Planejamento e Orçamento, representando a Sof, Marcos Avelar, o Diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos da Assecor, Marco Antônio de Oliveira, o Diretor de Relações de Trabalho da Afipea, Almir de Oliveira Junior, e o Diretor de Carreira da AACE, Matheus Carvalho, formaram a mesa de abertura do evento.

Em seguida, os debatedores foram convidados pelo mediador do evento, o Secretário-Geral da Assecor, Leandro Couto, a apresentar seus argumentos. Para finalizar o evento, a plateia levantou alguns questionamentos, apresentou argumentos e foram respondidos pelos palestrantes.

O primeiro a palestrar foi o EPPGG Luis Henrique Paiva. Economista, atualmente no Ipea, apresentou argumentos favoráveis à reforma da previdência e apontou problemas do atual sistema, enfatizando que, da forma como está, a previdência não se sustenta e não ajuda a distribuir renda. Em seguida, palestraram Floriano Martins de Sá Neto, da Anfip, e o EPPGG Paulo Klias, também economista em atuação no Ipea. Ambos reforçaram os aspectos positivos da previdência, rebateram a tese de que o regime é deficitário e se mostraram preocupados com a possibilidade de perdas de direitos na reforma da previdência.

Já Cícero Dias, da Funpresp, apresentou o fundo, seus ganhos e rendimentos nos últimos anos e as vantagens para o servidor público em aderir a ele. Um dos argumentos utilizados pelo palestrante se baseou na instabilidade da previdência em tempos de possíveis reformas. Segundo Cícero, muitos servidores têm optado pela Funpresp por temerem a sustentabilidade do atual regime previdenciário brasileiro e por temerem perder recursos no futuro.

Confira abaixo os slides das apresentações dos palestrantes. Disponíveis para download na página da ANESP no SlideShare (clique aqui)