Diretoria da Anesp endossa nota da Afipea em defesa de pesquisadores

Sede do Ipea em Brasília. Foto: Filipe Calmon / ANESP

A Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Afipea) publicou nota, nesta sexta-feira (14), contra o procedimento adotado pela direção do IPEA em relação ao grupo técnico envolvido na elaboração da Nota Técnica nº 28 sobre a PEC 241. A manifestação decorre de publicação, na terça-feira (11), no site oficial do Instituto, que apresenta críticas à referida nota técnica sobre “Os impactos do Novo Regime Fiscal para o financiamento do Sistema Único de Saúde e para a efetivação do direito à saúde no Brasil”, publicada pelo órgão no dia 21 de setembro. Essa nota técnica foi assinada pelos EPPGGs Fabíola Vieira e Rodrigo Benevides.

No texto da nota da Afipea, a entidade sindical destaca o constrangimento aos pesquisadores do órgão, em especial àqueles que trabalharam na Nota 28, decorrentes das críticas públicas ao trabalho, principalmente por este ter sido debatido e aprovado para publicação pela Diretoria Colegiada e pelo próprio Presidente do órgão.

A Diretoria da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) apoia a nota da Afipea e os servidores em exercício no IPEA. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, demonstra preocupação com o episódio: "A Diretoria da Anesp apoia a EPPGG Fabíola Vieira e o EPPGG Rodrigo Benevides, que fizeram essa pesquisa. Nesse caso, não é uma questão de se discutir se a PEC 241 é boa ou ruim, mas sim de respeito aos pesquisadores."