EPPGGs nomeados Conselheiro e Superintendente do Cade

Alexandre Cordeiro Macedo, João Paulo Resende, Eduardo Frade Rodrigues, Senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt e Paulo da Silveira. Foto: Edilson Rodrigues/Agência …

Alexandre Cordeiro Macedo, João Paulo Resende, Eduardo Frade Rodrigues, Senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt e Paulo da Silveira. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental João Paulo Resende e Eduardo Frade Rodrigues foram nomeados pela Presidência da República Conselheiro do Tribunal Administrativo de Defesa Econômica e Superintendente-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), respectivamente. O Analista de Finanças e Controle (AFC) Alexandre Cordeiro Macedo, o professor da UnB e doutor em Direito Paulo Burnier da Silveira e a doutora em Economia Cristiane Alkimin Junqueira Schmidt também passam a integrar o referido Conselho, esta última ainda não nomeada.

Eis breve descrição dos recém nomeados:

João Paulo de Resende é EPPGG da 11ª Turma, é doutorando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi assessor especial da Assessoria Econômica do Ministério de Minas e Energia entre 2007 e 2012. É professor de Economia da Regulação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) desde 2010 e foi diretor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de 2012 a março de 2015. O mandato de Conselheiro é de quatro anos.

Eduardo Frade Rodrigues é EPPGG da 12ª Turma, mestrando em Direito pela Universidade de Brasília - UnB, pós-graduado em Defesa da Concorrência pela FGV, bacharel em Relações Internacionais pela UnB e bacharel em Direito pelo UniCEUB. Foi assessor do Cade entre 2007 e 2011. Foi coordenador-geral de outorgas da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República entre 2011 e 2012. Retornou ao Cade em maio de 2012 e atuou como superintendente-adjunto até junho de 2014, quando foi nomeado superintendente-geral interino, cargo que ocupava até esta nomeação. O mandato de Superintendente-Geral é de dois anos.

Alexandre Cordeiro Macedo é auditor de carreira da Controladoria-Geral da União desde 2006, onde foi assessor e chefe de gabinete. É mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (2014), graduado em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2006) e graduado em Economia pelo Centro Universitário de Brasília, com extensão em Economia Internacional e Economia Política Internacional na Universidade de Harvard. Foi secretário-executivo do Ministério das Cidades entre 2012 e 2013

Paulo Burnier é doutor em Direito pela Universidade de Paris II (Panthéon-Assas/Sorbonne Universités) e pela Universidade de São Paulo – USP e professor-adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB. Entre 2011 e 2015, foi chefe da Assessoria Internacional do Cade. De 2010 a 2012, atuou como professor na Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, na França. Entre 2005 e 2011, trabalhou como advogado no Escritório Avvad, Osório, Fernandes, Mariz, Moreira Lima & Fabião Advogados. 

Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt é doutora em Economia pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ) com especialização em organização industrial, política de concorrência e regulação econômica. Ocupou vários cargos na Secretaria de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda entre 2000 e 2003, incluindo o cargo de secretaria adjunta. Foi economista-chefe para assuntos regulatórios da Embratel (2003) e diretora de economia do Grupo Libra (family office) entre 2011 e 2013. É economista do Itaú Asset Management desde agosto de 2014.