Enap divulga o folder "Servidores Públicos Federais: Perfil – 2015"

Imagem: ENAP

Imagem: ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou o folder Servidores Públicos Federais: Perfil - 2015. O estudo integra a série Enap Estudos e consiste em uma atualização do folder original, lançado em setembro de 2013 (acesse aqui a primeira publicação). 

A série tem o objetivo de dar visibilidade a dados sistematizados sobre o serviço público federal, contribuindo para a consolidação do direito constitucional de acesso à informação e para a produção de conhecimento sobre gestão pública.

O folder Servidores Públicos Federais: Perfil - 2015 traz um panorama da força de trabalho na administração pública, além de sua evolução ao longo dos anos. Os dados apresentados têm como fonte as edições nº 81, de janeiro de 2003, e nº 225, de janeiro de 2015, do Boletim Estatístico de Pessoal editado pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Segep/MP). Os números são referentes aos meses de dezembro de 2002 e de 2014.

A comparação entre diferentes períodos no tempo permite observar como o serviço público federal evoluiu em relação aos seguintes aspectos:
• distribuição de servidores nos três Poderes;
• nível de escolaridade dos servidores e dos cargos que ocupam;
• questão de gênero na ocupação de cargos por ministério. 

Além disso, o estudo traz informações sobre a distribuição de servidores nos estados, o quantitativo de servidores nos ministérios e a situação de vínculo, entre outras.

Acesse aqui a versão eletrônica do folder Servidores Públicos Federais: Perfil – 2015.