Secretaria-Executiva do Planejamento e ANESP se reúnem para discutir profissionalização da Gestão Pública

Ascom/ANESP

Ascom/ANESP

No intuito de viabilizar melhorias na administração pública, a Diretoria da ANESP se reuniu, na manhã desta quarta-feira (13), com o Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Dyogo de Oliveira. Em pauta estiveram demandas sobre a ocupação de cargos comissionados e sobre o mapeamento de processos inerentes à Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Principal ponto da conversa, o Presidente da Associação, João Aurélio, defendeu critérios transparentes para ocupação de postos na estrutura governamental. “Se há um avanço institucional fundamental para prosseguirmos na direção de um Brasil inclusivo é o de organizar o Estado por meio de uma burocracia profissional de mérito. Nomear não pode ser um favor”, afirmou.

Outro pleito apresentado foi a construção de roteiros definidos para tramitações de processos que envolvem a carreira de EPPGG. “A SEGEP também está atenta a isso, inicia um ótimo trabalho, mas o esforço de definir e aprimorar rotinas necessariamente envolve todo Ministério”, ponderou João.  A ANESP se colocou à disposição para colaborar no mapeamento e na melhora de rotinas, inclusive se o esforço for expandido para todos os procedimentos da Pasta.

O Secretário Dyogo Oliveira comentou que enxerga pontos em comum entre as preocupações da ANESP e as visões da Secretaria-Executiva, e afirmou ver como possível buscar avançar na profissionalização do serviço publico.

Concurso 

Ao final do encontro, João Aurélio aproveitou para pedir que o Ministério considere a abertura de novo concurso para a carreira de EPPGG, tão logo se resolvam as pendências judiciais envolvendo o Edital que se encontra congelado. Dyogo ponderou sobre questões orçamentárias e que essa avaliação sobre um novo concurso poderá ser analisada melhor mais à frente, até porque é preciso esperar os julgamentos das ações, o que pode ocorrer ainda ao longo deste ano.

Além do Presidente, representaram a ANESP o Diretor de Assuntos Jurídicos, Alex Canuto e a Diretora  Administrativa-Financeira, Paula Lima. Pela Secretaria Executiva, participaram da reunião, além do Secretário Dyogo de Oliveira, o Chefe de Gabinete, Cleiton Araújo, e o EPPGG Cleyton de Moura.