Reunião com o Secretário de Gestão

A ANESP, por meio de seu presidente, Ricardo Vidal, e dos Diretores Fernando Decnop e Marcos Toscano, se reuniu nesta quarta-feira (5), com o Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Estevão. De acordo com Ricardo Vidal o encontro foi muito positivo. “Estabelecemos uma boa relação com o Secretário e as expectativas para esse relacionamento são excelentes”, diz Vidal.

Na reunião, os seguintes pontos de pauta foram discutidos: campanha salarial, criação da carreira setorial de analista da área social, reestruturação do regimento, concursos, cursos de formação, formas de gestão estratégica da carreira e atuação da SEGES.

O primeiro ponto discutido foi a criação da carreira de analista social. Por causa de informações recebidas, a ANESP previa que a nova carreira poderia ter atribuições e características conflitantes com a de Especialista em Política Pública e Gestão Governamental (EPPGG). De acordo com o Secretário, os gestores podem ficar tranqüilos. “Não haverá risco nenhum”, afirma Estevão.

Todos os pontos da nova carreira discutidos em Assembléia que entravam em conflito com as características dos EPPGGs foram apresentados ao secretário e ele garantiu, sem divulgar muitos detalhes, que todos já foram modificados. Entre eles estão o recrutamento por formação específica, a redução do número de cargos, a inexistência de adicional de titulação e a retirada do cargo de especialista sênior. “Não há a menor chance de essa carreira contradizer a de EPPGG. A estrutura dela se parecerá com a de analista de infra-estrutura”, diz Estevão. Quanto à questão salarial, o Secretário afirmou não ser de sua competência, porém garantiu que não será nem omisso, nem passivo.

Formação – O Diretor de Assuntos Profissionais, Marcos Toscano, comentou sobre a importância dos concursos serem regulares e anuais, terem mais etapas e uma melhor estrutura. Estevão concordou e ainda ressaltou que é muito importante também aprimorar o curso de formação. “Temos que caminhar na direção do desenvolvimento para a excelência. Estamos longe do modelo ideal, por isso temos o desafio de pensar em soluções para resolver a nossa linha de gestão estratégica”, afirmou Estevão.

Rede – Estevão comentou sobre a possível criação de unidades de gestão estratégica nos ministérios, que funcionariam como um lócus prioritário (mas não exclusivo) para a carreira. “Não é nada para agora, é uma idéia que vamos lapidar, discutir, debater muito. É um desafio que temos de refinar, no sentido de construir um projeto dessa magnitude”, comenta.

Apoio – O Secretário solicitou ajuda à ANESP para ampliar o debate e para levar essa reflexão sobre a reestruturação da carreira a todos. Para ele, a Associação e a SEGES precisam ter uma agenda comum e uma relação de parceria com interlocução sem limites. Ao fim da reunião, ele pediu que a Associação que levasse a ele sugestões detalhadas para ajudá-lo a reestruturar a carreira.

Evento – Um dos tópicos da reunião também foi o LXIX Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração (CONSAD). O evento ocorrerá entre os dias 6 e 7 de março, em Natal, Rio Grande do Norte. O Secretário de Gestão será representado pela Secretária-Adjunta, Patrícia Audi e a ANESP enviará o Diretor de Assuntos Parlamentares e Articulação Institucional, Fernando Decnop.

Atenciosamente,

A Diretoria