EPPGGs podem ser incluídos na Classificação Brasileira de Ocupações

A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) pode ser incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A idéia é descrever o perfil ocupacional dos profissionais de nível superior que, no âmbito da administração pública, desempenham funções referentes à gestão e/ou formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

O MTE tem trabalhado com o conceito de família ocupacional, por meio do fornecimento de informações e dados sobre o mercado de trabalho, as entidades relacionadas à família e as características dos profissionais atuantes. Cada família corresponde a um conjunto de ocupações similares correspondentes a um domínio de trabalho mais amplo.

Para desenvolver o estudo, o Ministério do Trabalho fez um convênio com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), vinculada à Universidade de São Paulo (USP). A entidade utiliza o método Developing a Curriculum (DACUM), reconhecido em países como Canadá e Estados Unidos. O método consiste em reunir profissionais que desempenham ocupações concernentes à família em foco para descrever as características do trabalho, com a coordenação de um facilitador.

No dia 30 de abril, a facilitadora Fernanda Gabriela Borger conversou com o presidente da ANESP e agendou um encontro para os dias 29 e 30 de maio (horário e local vão ser informados posteriormente). Dessa forma, a Associação convida voluntários para participar da pesquisa e solicita que os gestores interessados entrem em contato pelo e-mail secretaria@anesp.org.br e informem os dados pessoais e tempo de carreira para envio ao processo de seleção executado pela FIPE.
 

Atenciosamente,

A Diretoria.