Dilma Rousseff se reúne com bancada do PT para detalhar o PAC

Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, distribuiu aos deputados do PT nesta quinta-feira uma espécie de cartilha com o detalhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em cada estado. A ministra explicou os detalhes do PAC, como a prestação de contas e a forma que está sendo gerenciado.

De acordo com os deputados, o material vai ajudar a bancada do PT explicar aos prefeitos quais obras que são financiadas pelo governo federal. O deputado Virgilio Guimarães (PT-MG) admitiu que saber mais sobre o PAC pode ser uma estratégia eleitoral.

- O encontro serviu para mostrar como o PT vai se inserir dentro deste programa que na prática é um programa de governo - disse o deputado. - É claro que essa discussão acaba tendo uma estratégia eleitoral pois mostra o que está sendo feito pelo governo federal - completou.

O ministro Paulo Bernardo também participou do encontro, que durou cerca de três horas e ocorreu no 9º andar do ministério do Planejamento.

O líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), disse que o encontro foi importante para mostrar que o PAC não é apenas uma lista de obras.

- É um novo conceito de articulação de políticas publicas - afirmou o líder petista.

A ministra alertou para o risco de paralisação das obras em função do atraso na votação do Orçamento 2008. Repetiu o que já foi dito pelo ministro Paulo Bernardo, que sem Orçamento será preciso editar medidas provisórias para manter a máquina administrativa funcionando.

- Ficou claro que não haverá atraso nas obras do PAC - disse Rands

Gustavo Paul / O Globo