EPPGGs podem ajudar na geração de conhecimento sobre cultura organizacional em instituições públicas

Doutorado da UFBA em parceria com HEC Montreal analisa influência de reformas gerenciais na cultura de órgãos públicos. Participação de gestores governamentais na pesquisa é importante para resultado final do estudo

Os gestores governamentais podem colaborar com a geração de conhecimento sobre cultura organizacional em órgãos públicos. Está disponível para participação dos EPPGGs um questionário, feito no âmbito de um Doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que pretende explorar as influências das reformas gerenciais na cultura de instituições públicas.

O foco da pesquisa está na mudança cultural ocorrida, a partir de 1995, na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz/BA). Entretanto, devido à baixa quantidade de produção científica sobre cultura no setor público, os resultados podem ajudar pesquisadores e servidores a compreender melhor algumas características relativas à essa questão no âmbito das instituições públicas federais. Para participar, basta acessar o questionário na internet e responder as perguntas seguindo as instruções do autor.

Acesse aqui o questionário sobre mudança cultural em instituições públicas

O Doutorado é feito pelo auditor fiscal da Sefaz/BA, Lindomar Pinto da Silva. Além de produzido no âmbito da UFBA, ele também é feito na modalidadesanduíche com a HEC Montreal (Canadá) e conta com a participação da École Nationale d'Administration/Québec (Canadá). A pesquisa se propõe a analisar, entre outros pontos, como ocorreram as mudanças culturais na Secretaria estadual, identificando as ações implementadas, o comportamento de atores envolvidos e como os grupos que compõem a organização se apropriaram da nova cultura. 

A ANESP apoia o Doutorado por meio da divulgação da pesquisa entre os associados e o convite para participação. Assim, a Associação espera fomentar a geração de conhecimento sobre pontos ligados à Administração Pública.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP