Gestores serão alocados conforme as prioridades do governo

O Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, disse que o governo irá determinar a lotação dos integrantes da carreira de gestor governamental de acordo com os programas prioritários.

Para isso, a SEGES está mapeando as demandas mais urgentes dos ministérios setoriais para a alocação dos novos gestores. Também será considerado o remanejamento dos gestores já em atividade e não adequadamente lotados, além de revisar a atual regulamentação e o sistema de gestão permanente da Carreira.

Segundo o secretário Marcelo Viana, a Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental é um recurso caro e estratégico do Estado brasileiro e, portanto, não pode haver desperdício na sua utilização.

Os novos servidores, que passaram por período de formação inicial na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), finalizaram o curso de EPPGG no último dia 9 de abril. A ENAP deve divulgar o resultado do curso no próximo dia 22 de abril.

A seguir, no dia 24 de abril, no auditório do Ministério do Planejamento no Bloco K, sob a coordenação da SEGES, serão definidos os locais de exercício conforme a opção feita pelo candidato. Em caso de disputa por uma vaga no mesmo ministério, será observada a ordem de classificação no concurso.

Cada vez mais requisitados - O secretário Marcelo Viana assinala que a demanda total por gestores provenientes dos órgãos setoriais ultrapassou o montante de 800. “Impossível atendê-las em sua integralidade, considerando que há apenas 114 alunos na ENAP hoje”, observa.

O secretário acrescenta que as vagas que não forem preenchidas e que se refiram a prioridades do governo serão objeto de um esforço de atendimento da SEGES por meio do remanejamento dos atuais gestores. “Consideraremos as prioridades e também a atual distribuição dos 787 gestores que integram a Carreira”. Nessa linha, Viana informa que a SEGES tem promovido encontros com os gestores, por ministério. Já ocorreram reuniões com os gestores dos ministérios das Comunicações, Transportes, Ciência e Tecnologia, Cidades, Turismo, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. Além disso, foi concluída a oficina final sobre o novo sistema de gestão da Carreira.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão