Seges quer saber demanda de ministérios por EPPGGs

A Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), iniciou um diagnóstico para saber a necessidade dos ministérios por gestores governamentais. O levantamento é feito com o objetivo de subsidiar a distribuição dos 100 Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) que serão selecionados no próximo concurso público para a carreira, a ser realizado no fim de agosto.

Esta é a primeira vez que o mapeamento é feito antes do início do curso de formação. A sistematização das informações visa aperfeiçoar o processo de alocação dos futuros aprovados e, de certa forma, reduzir incertezas sobre o direcionamento e as gestões ocasionais dos ministérios. O diagnóstico prévio é uma demanda antiga da carreira e representa um grande passo nas discussões da regulamentação dos EPPGGs.

A orientação dada pela Seges é para que os ministérios informem quais são seus projetos prioritários, as áreas estratégicas, as atribuições do cargo ocupado pelo EPPGG e as reais condições de alocação dos novos profissionais. O prazo para envio dessas informações é 31 de agosto.

Atualmente, existem no País 895 membros desta carreira. Destes, 843 estão distribuídos entre ministérios, autarquias e entidades fundacionais que compõem o Executivo. Outros 52 foram afastados para fins específicos ou cedidos para os Estados e demais poderes da União.

Os órgãos com maior número de gestores governamentais continuam sendo o MP, a Presidência e o Ministério da Fazenda. Os três reúnem pouco mais de 31% do total de EPPGGs. São 117 alocados no Planejamento (101 na sede e 16 em entidades vinculadas), 87 na Presidência (70 diretamente e 17 em entidades vinculadas) e 76 na Fazenda (73 na sede e 3 em entidades vinculadas). Na outra ponta, as pastas com menor número de gestores são Turismo (2), Esportes (3) e Transportes (6).

As inscrições para o concurso de EPPGG se encerraram no último domingo (12). No total, 9.426 candidatos se inscreveram para as provas, previstas para acontecerem no dia 30 de agosto. Os aprovados tomarão posse somente em 2010.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP