Organizações públicas do Rio recebem prêmio por boas práticas de gestão

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), do Ministério do Planejamento, entrega, amanhã (17), o Prêmio Qualidade Rio, referente a 2008, às organizações públicas do estado que se destacaram pela adoção de boas práticas de gestão.

Obtiveram a pontuação máxima, acima de 417 pontos, a agência do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da Caixa Econômica Federal; a Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército; o Hospital Central Aristarcho Pessoa; o 1º Grupamento de Socorro e Emergência e a Diretoria Geral de Finanças do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil; e a Policlínica de Niterói.

Essas organizações receberão a Medalha Ouro. As informações foram dadas hoje (16), à Agência Brasil, pelo coordenador executivo do núcleo regional do Gespública no estado do Rio, Luiz Fernando Bergamini de Sá.

O Prêmio Qualidade Rio 2008 teve a inscrição de 161 organizações públicas fluminenses, das quais foram classificadas 141, resultando, no final, em 104 premiações, de acordo com os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade. “O mais importante é que as empresas fazem um plano de melhoria para, no ano seguinte, fazer nova avaliação”, disse Bergamini. “São organizações públicas que estão melhorando os seus serviços para prestarem melhor atendimento aos cidadãos.”

Fatores como liderança, relacionamento com empregados, planejamento estratégico, investimentos na capacitação de funcionários e colaboradores e análise de processos para melhoria da competitividade são alguns dos critérios analisados.

Bergamini adiantou que, a partir de 31 de agosto, as organizações públicas interessadas poderão encaminhar ao núcleo regional do Gespública seus relatórios de gestão, candidatando-se ao Prêmio Qualidade Rio 2009.

Segundo ele, o critério de excelência na gestão pública existe em 140 países do mundo. No Brasil, 24 estados já adotam esses critérios e têm núcleos do Gespública.

Fonte
Agência Brasil