Seges divulga Carta de Serviços para EPPGGs

Documento fornece aos gestores governamentais, entre outras, informações sobre alocação, admissão e desenvolvimento profissional. Publicação ocorre no dia em que carreira comemora 20 anos de criação.

No dia do 20º aniversário da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), comemorado hoje (01), os gestores governamentais ganharam um importante documento que dará suporte ao relacionamento entre EPPGGs e a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento (Seges/MP) – órgão que gerencia a carreira.

O instrumento em questão é a Carta de Serviços com informações sobre as atividades de responsabilidade da Unidade de Coordenação dos EPPGGs. A disponibilização do documento tem o objetivo de dar transparência e orientar os gestores governamentais sobre serviços como de alocação, admissão, inserção inicial, licenças, afastamentos e desenvolvimento profissional dos gestores governamentais.

O download da Carta de Serviços dos EPPGGs pode ser feito aqui.

20 anos
Criada em 1º de fevereiro de 1989, a carreira de EPPGG nasceu inspirada por um estudo feito em 1982 pelo embaixador Sergio Paulo Rouanet. No documento, Rouanet salientava a necessidade de surgimento, no Brasil, de uma carreira pública generalista, de visão abrangente e integrada. Anos mais tarde, em um contexto de reforma e profissionalização da Administração Pública Federal, o presidente José Sarney assinou a Lei nª 7.834, que instituía a carreira em questão.

O modelo brasileiro foi criado, principalmente, com base na carreira de Administrador Civil, da França, mas possui também influência de outros países que possuem cargos semelhantes em sua Administração Pública, caso da Alemanha, da Inglaterra e do Canadá. Ao longo desses 20 anos de serviço público, a carreira de EPPGG passou por reestruturações e melhorias. Agora, inicia o ano de 2010 com quase 900 gestores e um nível de consolidação ímpar em sua história.

Mais informações sobre o desenvolvimento da carreira de EPPGG podem ser obtidas neste link.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP