Editorial - ANESP promove reestruturação na gestão interna

A carreira de EPPGG tem enormes desafios pela frente: participar do debate realizado no governo e na sociedade sobre políticas públicas e gestão governamental; ocupar os espaços qualificados dentro do governo; exercer a potencialidade de suas habilidades e conhecimentos e suas atribuições legalmente estabelecidas; e consolidar uma imagem de competência e alta qualificação.

Para dar conta desse cenário, a ANESP realizou em março de 2012 um planejamento estratégico que indicou a necessidade de reestruturação interna, cujo processo se encerra em agosto. O diagnóstico realizado no planejamento apontou a necessidade de aumentar a capacidade de execução e de monitoramento de ações pela Associação. Por obrigação do Estatuto, todos os diretores eleitos exercem seus mandatos de forma não remunerada e não se encontram afastados de suas atividades profissionais.

Assim, para implantar as atividades prioritárias definidas no planejamento e apoiar a diretoria, especialmente nas áreas de comunicação e integração em redes; relações políticas e corporativas; gestão interna; integração dos associados e interlocução com atores políticos, constatou-se a necessidade de agregar conhecimentos especializados e, portanto, de reestruturar o quadro de colaboradores da Associação. 
Para a execução e monitoramento das ações da ANESP, foi criado o novo cargo de Coordenação Executiva. Para ocupá-lo, foi contratada em junho de 2012 Daniella Rocha. Formada em comunicação e pós-graduada em Democracia e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais, Daniella tem trajetória de 17 anos nas áreas de gestão social, comunicação sindical, assessoria política e representação institucional junto a movimentos sociais.

Em prol do bom uso dos recursos da Associação, e em conformidade com as recomendações do Conselho Fiscal de evitar a movimentação de valores por funcionários, foi extinto em 02 de julho de 2012 o cargo de Gerente Administrativo-Financeiro. Esta posição e a de Apoio Administrativo, criada em setembro de 2010, foram substituídas por outra de perfil intermediário – a de Assistente Administrativo-Financeiro. Para esse cargo, foi contratada Diana Lima, formada em publicidade e com experiência de dez anos na inciativa privada, inclusive em empresas multinacionais, em administração financeira e produção de eventos.

O cargo de Assessor de Comunicação, criado em 2008, continua ocupado por Paulo Brunet, formado em jornalismo, com experiência em assessoria de comunicação e de imprensa e funcionário há três anos da Associação.