EPPGG Gleisson Rubin toma posse como Presidente da ENAP

“Pela primeira vez em quase 30 anos a ENAP é presidida por um ex-aluno. Pela primeira vez, um gestor governamental está a frente da entidade que forma os gestores.”

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa.


O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Gleisson Cardoso Rubin tomou posse como Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na manhã desta quinta-feira (26), em solenidade de transferência de cargo realizada no auditório da Escola. Ao substituir Paulo Carvalho, ele se torna o primeiro membro da Carreira de EPPGG a presidi-la, sendo também o primeiro ex-aluno no cargo. A Diretora Vice-Presidente, Aleksandra Santos, e o Diretor de Comunicação, Matheus Azevedo, representaram a ANESP no evento.

Por diversas vezes em seu discurso, Gleisson Rubin lembrou sua formação como EPPGG. Rememorou o início da formação na ENAP, os primeiros passos como servidor público e agradeceu a confiança depositada nele pelo Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Baborsa, na pessoa do EPPGG Dyogo Oliveira, atual Secretário-Executivo da pasta, seu representante na cerimônia. Ao agradecer, ressaltou o momento histórico que vivia, ele e a Escola, ao ser o primeiro ex-aluno nomeado para dirigi-la.

"A escolha de vocês já proporciona dois fatos até então inéditos: pela primeira vez em quase 30 anos a ENAP será presidida por um ex-aluno; pela primeira vez, nesse mesmo tempo, um integrante da carreira de gestor governamental estará a frente da entidade que forma os atuais e que seguramente formará muitos futuros gestores. É uma responsabilidade muito grande, mas que divido com os demais gestores e com os colegas de Esplanada, com todos os servidores que dedicam sua vida a fazer desse país uma terra melhor para nós, para nossos filhos e para as futuras gerações”, afirmou.

Durante o discurso, Gleisson enumerou três desafios que considera principais e que pautarão sua atuação no novo cargo. Dentre eles, destacou que buscará incansavelmente qualidade.

“Como gestor governamental, sou compelido a emprestar minha própria trajetória e formação pessoal para o fortalecimento institucional da ENAP, fazendo com que se cumpra nela o papel que se espera de todos os EPPGGs em cada órgão ou entidade em que está atuando. A qualidade se impôs como elemento fundamental para a sobrevivência de empresas, instituições e indivíduos. A ENAP possui a responsabilidade de difundir boas práticas e de ser modelo. É imprescindível que a Escola incorpore a qualidade como princípio fundamental para sua prática pedagógica, e que assuma a qualidade como prática institucional, para que não caia na máxima de casa de ferreiro, espeto de pau”, enfatizou Gleisson.

Os outros dois pontos destacados pelo novo Presidente foram: diálogo institucional para melhor perceber as demandas internas e externas à máquina pública, para assim alinhar o programa educacional da Escola e a necessidade de ajustar o Estado para corresponder as expectativas da sociedade brasileira no século XXI. Para isso, aposta em aperfeiçoar e intensificar a atuação da ENAP como elo entre instituições de ensino; autarquias, secretarias e ministérios; organismos e delegações internacionais; e entidades representantes de carreiras que participam dos programas de formação e aperfeiçoamento ministrados por ela.

"Quanto mais produtivos forem esses diálogos, melhores serão as condições para que os nossos cursos estejam alinhados às expectativas dos dirigentes, dos servidores e dos agentes públicos. Quando o brasileiro se orgulhar dos serviços públicos oferecidos, das pessoas que o atendem, das que recolhem suas demandas e as transformam em políticas públicas em benefício de todos, nesse dia saberemos que estamos no caminho certo. Até lá temos um grande desafio”, pontuou.

Perfil
Gleisson Cardoso Rubin integra a carreira de EPPGG desde 1998. É licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Antes de assumir a presidência da ENAP, atuou como Secretário de Gestão na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2011 - 2015). Também assumiu cargos no Ministério da Educação. Foi Diretor do Programa Brasil Profissionalizado (2008 - 2011) e Coordenador-Geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2004 - 2008).