Superintendente destaca papel dos gestores na criação do novo Cade

Formação diversificada e experiência em gestão fizeram a diferença

O superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Carlos Ragazzo, destacou o papel desempenhado pelos gestores públicos federais no bem sucedido processo de transição da autarquia para a nova estrutura organizacional instituída pela Lei nº 12.529/11, que entrou em vigor em maio.

Ele próprio um Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Ragazzo afirmou, em entrevista a jornalistas sobre o balanço das atividades do Cade em 2012, que a formação diversificada dos EPPGGs, especialmente seu treinamento em gestão, conseguiu transformar um desafio em oportunidade.

“O Cade tem uma peculiaridade interessante: grande parte do nosso corpo técnico é formado por gestores públicos, que são pessoas que têm um viés administrativo. Nós todos somos formados pela Escola Nacional de Administração Pública, e o ponto interessante é que são funcionários diversificados. Pessoas que conseguem trabalhar com direito, com economia, mas sobretudo com gestão”, detalhou Ragazzo.

Para ele, o grande desafio na implantação de mudanças, não só no setor público, mas nas organizações em geral, é vencer a resistência das pessoas. No caso do Cade, essa dificuldade se tornou a grande motivação para realizar a mudança.

“Você colocou pessoas treinadas para isso numa situação em que o principal desafio era esse. O resultado foi a equipe inteira comprando o desafio de gestão. Houve um engajamento muito alto. O que seria uma dificuldade natural foi na verdade nosso grande ponto de motivação”, ressaltou.

A Lei nº 12.529 mudou a estrutura do Sistema Brasileiro da Concorrência (SBDC). Entre outras alterações, foi extinta a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, que teve suas atribuições assumidas pela Superintendência Geral do Cade, criada pela mesma lei. A notificação à autoridade antitruste dos atos de concentração – compra e fusão de empresas – passou a ser feita previamente e os trâmites de análise dessas operações foram simplificados.