Dirigentes da Escola de Administração Pública da França (ENA) se reúnem com diretores da ANESP

Encontro serviu para divulgar os ciclos de capacitação oferecidos pelo governo francês a servidores estrangeiros. Interessados têm até 15 de janeiro para concorrer

No último dia 22, diretores da ANESP receberam na sede da Associação uma comitiva liderada pelo diretor adjunto de Relações Internacionais da École Nationale d'Administration (ENA), Max Brunner. O encontro serviu para divulgar os ciclos de capacitação em gestão governamental ofertados pelo governo francês a servidores estrangeiros.

São dois cursos: o curto (International Advanced Training Course – CIP), com duração de oito meses, e o longo (Long International Course – CIL), que dura 16 meses. Ambos são ministrados na ENA e propiciam aos participantes vivenciar a mesma formação que servidores públicos de alto escalão do governo nacional. No caso, o CIL, além de estudar na École, o aluno também participa de um programa de estágio na administração pública francesa e tem a possibilidade de fazer uma tese para obter mestrado em Comunicação em Instituições Públicas ou em Administração Pública.

Clique aqui para acessar as informações sobre os cursos

Podem concorrer às vagas servidores públicos estrangeiros com sólida formação e fluência no idioma francês. Os interessados devem contactar a embaixada da França (61 3222-3999) para verificar a documentação necessária que deverá ser entregue até 15 de janeiro. A previsão é de que as turmas do CIP e do CIL comecem, respectivamente, em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

Carreira
A ida do dirigente francês à ANESP não serviu apenas para divulgar o curso da ENA. Na ocasião, Brunner também conheceu aspectos da carreira de EPPGG, a revista Respvblica e alguns dos projetos desenvolvidos pela Associação.

Um dos pontos que mais interessaram o francês foi o alto percentual de gestores com mestrado e doutorado e o bom número de EPPGGs que se licenciam temporariamente para participar de programas de capacitação de longa duração. Hoje, cerca de 30 estão nessa condição.

A ENA também conheceu a projeto da ANESP de realização do Congresso Internacional de Gestão Governamental, previsto para o primeiro semestre de 2013. A Escola se comprometeu a enviar um de seus dirigentes para palestrar no evento.

Pela Associação participaram da reunião o presidente, Trajano Quinhões, e o diretor Jean Alves.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP