Carreira atinge marca importante em 2013

Gestores públicos federais comemoram, no dia 11 de agosto, 25 anos da aula inaugural da 1ª Turma do curso de formação. Ocasião é um dos símbolos da criação da carreira de EPPGG

Foto: Revista do Serviço Público (imagem dos aprovados no concurso para EPPGG com o ministro Aluízio Alves) - Edição de Jul a Dez de 1988

Foto: 
Revista do Serviço Público (imagem dos aprovados no concurso para EPPGG com o ministro Aluízio Alves) - Edição de Jul a Dez de 1988

Daqui a aproximadamente três meses, os EPPGGs completam uma marca importante para a carreira: 25 anos da aula inaugural da primeira turma do curso de formação.

A criação da carreira ocorreu em um contexto de redemocratização do país, na década de 80, com o objetivo de profissionalizar a gestão do Estado. Para tanto, foi fundada uma escola de governo, a Escola Nacional de Administração Pública, e uma carreira para seus egressos, os EPPGGs – servidores permanentes, com inserção estratégica e articulada no Poder Executivo federal, para dar suporte ao comando político, assegurar a continuidade administrativa e aperfeiçoar as práticas gerenciais.

O modelo adotado baseou-se na École Nationale d’Administration (ENA), entidade de referência que forma os funcionários de alto escalão da administração pública francesa.

O primeiro concurso foi realizado em 1988, com mais de 68 mil candidatos para 120 vagas. A aula inaugural, preparada pelo então presidente da República, José Sarney, foi ministrada no dia 11 de agosto daquele ano pelo ministro Aluízio Alves (Secretaria de Administração Pública).

Na época, a Revista do Serviço Público publicou uma reportagem completa sobre a aula. A íntegra do texto pode ser lida aqui.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP