Gestores pedem nova posição da ANESP na relação com a Segep

Em Assembleia, EPPGGs demonstraram profundo descontentamento com dirigentes da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MPOG)

Os associados que estiveram na última Assembleia Geral da ANESP, realizada no dia 16 de julho, expressaram o descontentamento da categoria com as dirigentes da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MPOG). Os EPPGGs estão insatisfeitos com a falta de projeto de gestão da carreira, o que resulta na publicação de normas prejudiciais aos gestores.

As mais recentes são as Portarias nº 202/2013 e nº 70/2013, que, respectivamente, institui o Processo Integrado de Mobilidade (Proim) e dá regras de afastamento para participação em Programa de Capacitação de Longa Duração (PCLD), e o edital do concurso para EPPGG. A ANESP entrou com ação judicial contra os normativos do PCLD e do edital.

Em sequência a uma deliberação da Assembleia feita em 17 de junho, alguns associados se candidataram como pontos focais em suas Turmas e órgãos de lotação para incentivar mobilizações descentralizadas, como a que foi feita pelos EPPGGs do Ministério da Justiça. Os gestores do MJ encaminharam à Secretaria-Executiva do órgão uma carta denunciando problemas encontrados no Proim (leia mais sobre o assunto aqui).

Dez filiados se inscreveram. Os que tiverem interesse em serem mobilizadores podem entrar em contato com a Associação pelo e-mail coordenacaoexecutiva@anesp.org.br. A ANESP apoiará todas as iniciativas desse tipo tomadas pelos integrantes da carreira e está à disposição para contribuir com informações para os pontos focais.

Outras deliberações tomadas na Assembleia Geral serão divulgadas nos próximos dias.

Mais assuntos
A Associação aproveitou a reunião para informar que o escritório Torreão Braz, assessoria jurídica da ANESP, tem um cronograma pronto, com início nesta semana, de recursos e ações contra o edital do concurso para EPPGG. O tema está sendo amplamente questionado pela entidade e outros órgãos, como o Ministério Público Federal.

O diretor Ricardo Vidal também convidou os associados para o Cena do Futuro - pré-lançamento do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos – O Estado para o Cidadão. O evento acontece neste sábado (20), a partir das 16h, no endereço SHIS QI 23, Conjunto 13, Casa 19 – Lago Sul – Brasília/DF (sede da Aner).

No Cena do Futuro, gestores do governo federal, estadual e municipal, além de outros interessados no assunto, farão um processo de criação conjunta do futuro das carreiras. A dinâmica é inovadora: os participantes ficam livres para discutir e se agrupar de acordo com ideias comuns, e fazem anotações em resposta à pergunta “Se você pudesse mudar apenas uma coisa na carreira de gestor público, que mudança seria essa?”. Ao final as anotações serão recolhidas e sistematizadas. As respostas servirão de subsídio para o debate virtual na plataforma Ning.

Conheça melhor o processo de cocriação

A ANESP pede que os interessados confirmem presença pelo e-mail assistente@anesp.org.br.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP