Enap, em parceria com a EIAPP, oferece curso de Planejamento Estratégico

Clipping: ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Escola Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas (EIAPP) – vinculada ao Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), oferecerá, entre os dias 04 e 08 de agosto de 2014, o curso “Planejamento Estratégico em Contexto Democrático – Lições da América Latina”. 

As aulas serão ministradas em espanhol e português, com tradução simultânea, nas instalações da Enap. A Escola, em conjunto com a EIAPP, fará a seleção dos participantes, observando o limite de vagas reservadas a cada país e o perfil dos candidatos. Os candidatos devem ser apoiados mediante aval do Representante Titular ou Representante Alterno de seus países junto ao CLAD. 

A oferta formativa tem o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre o planejamento governamental no contexto atual dos estados latino-americanos e discutir a capacidade institucional dos governos para promover o desenvolvimento econômico-social de seus países com fortalecimento da democracia. 

Sobre a metodologia do curso

O curso foi desenvolvido de modo a equilibrar perspectivas teóricas e práticas, com repasse de conteúdos específicos sobre o tema do Planejamento Governamental e da Participação Social como método de governo para planejar em contextos democráticos.

A metodologia de ensino-aprendizagem do curso envolve a utilização de aulas expositivas e dialogadas; leitura e discussão de textos de referência; apresentação de experiências nacionais; debate coletivo e trabalho em grupos; e visita técnica orientada a instâncias de formulação, planejamento e coordenação intragovernamental do governo federal brasileiro.

Nesta edição, os participantes estrangeiros serão orientados a elaborar uma apresentação (em formato PowerPoint de até 20 slides) sobre a experiência nacional recente de planejamento em ambiente democrático. As apresentações deverão ser encaminhadas à Enap até 10 dias antes do início do curso, para que sejam distribuídas previamente entre os participantes.

A coordenação do curso fará a seleção de pelo menos quatro experiências que serão utilizadas como referência para os debates em sala de aula. O curso será coordenado pelos Técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Celso Pereira Cardoso Junior e Ronaldo Coutinho Garcia.

Requisitos para a candidatura:

• Os candidatos interessados devem preencher o “Formulário de Registro”.
• As candidaturas devem ser apoiadas mediante aval do Representante Titular ou o Representante Alterno junto ao CLAD. Para obter informações sobre tais representantes, consultar o documento "Países membros do CLAD". 
• O referido documento deve ser enviado até o dia de 16 de junho de 2014, pelo email clad@clad.org, à direção da Secretaria-Geral do CLAD, indicando no assunto: Planejamento Estratégico, nome e sobrenome do candidato.

Serviço:

Curso: Planejamento Estratégico em Contexto Democrático – Lições da América Latina 
Realização: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasil
Público-alvo: dirigentes ou técnicos de alto nível que liderem equipes em órgãos governamentais do nível central ligados à área de planejamento, ou que sejam integrantes de escolas de governo de países ibero-americanos
Período: 04 a 08 de agosto de 2014
Carga horária: 30 horas
Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h
Modalidade: presencial 
Custo: sem ônus para o servidor indicado

Outras informações:
Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD)

Fonte: Escola Nacional de Administração Pública