Enap comunica realização de cursos de aperfeiçoamento de setembro

Cinco disciplinas acontecerão no período. Inscrições devem ser feitas pelo site da Escola

Escola Nacional de Administração Pública – Enap comunicou por e-mail aos EPPGGs a realização dos cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras no mês de setembro. São cinco disciplinas no período: "Análise Organizacional da Ação de Governo", "Gestão Estratégica do Orçamento", "Oficina de Avaliação da Estratégia (RAE) com o uso do BSC", "Gestão de Contratos" e "Mapeamento de Atores, Rastreamento de Agendas e Análise de Conjunturas".

A participação em cursos é pré-requisito para obter progressão na carreira. No total é preciso acumular 120h de capacitação. As turmas da Enap têm de 30 a 35 alunos e os servidores com iminência de progressão têm prioridade na matrícula. As inscrições podem ser feitas neste link.

Veja a agenda do mês:

Análise organizacional da ação de governo
Inscrições: até 10 de setembro
Aulas: 11 a 13 de setembro (período integral)

O curso fala da análise dos elementos da gestão estratégica de uma organização pública, com foco no Poder Executivo Federal, de forma a ter uma visão geral dos requisitos para o alinhamento dos principais componentes das organizações à sua estratégia.

Gestão estratégica do orçamento
Inscrições: até 10 de setembro
Aulas: 11 a 20 de setembro (somente de manhã)

Os participantes refletirão sobre cinco aspectos da gestão orçamentária: o modelo pretendido de planejamento; a relação plano-orçamento; a rigidez orçamentária; a incongruência entre planejamento e incrementalismo; e o descompasso entre execução orçamentária e financeira.

Oficina de Avaliação da Estratégia (RAE), com o uso do Balanced scorecard (BSC)
Inscrições: até 15 de setembro
Aulas: 16 a 18 de setembro (manhã e tarde em dois dias, somente manhã no último)
O objetivo do curso é ensinar a utilizar a Reunião de Avaliação da Estratégia como instrumento para acompanhamento da execução da estratégia e correção tempestiva de rumos na implantação dos projetos.

Gestão de contratos
Inscrições: até 23 de setembro
Aulas: 24 a 26 de setembro (manhã e tarde em dois dias, somente manhã no último)

O curso busca capacitar o participante a executar e gerenciar a aplicação de recursos públicos nas compras e contratação de serviços necessários para o alcance dos objetivos dos projetos e atividades públicas, à luz dos marcos legais e da pertinente jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

Mapeamento de atores, Rastreamento de Agendas e Análise de Conjunturas
Inscrições: até 24 de setembro
Aulas: 25 a 27 de setembro (tarde e noite)

A disciplina visa capacitar o participante a compreender a importância dos atores no processo de planejamento e desenvolvimento de políticas públicas e a perceber suas movimentações. Em termos específicos, o curso pretende proporcionar ao participante uma preparação básica para a aplicação de metodologias e técnicas apropriadas ao mapeamento dos atores e ao rastreamento de agendas. Ao final, se espera que o participante tenha elementos suficientes para produzir análises de conjuntura em seu campo de políticas públicas.