Planejamento para 2014 marca última reunião do Fonacate no ano

Presidente da ANESP comparece a evento que contou com mais 16 instituições representantes de carreiras típicas de Estado

Foto: Filipe Calmon/ANESP

Foto: Filipe Calmon/ANESP

Os membros do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado - Fonacate, se reuniram ao longo de toda manhã da última terça-feira (10) na sede da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF, no Lago Sul. Em pauta, reflexões sobre as principais ações do ano de 2013 e a agenda para 2014. O presidente da ANESP, João Aurélio (foto), esteve no evento representando os EPPGGs.

“O Fonacate conseguiu se firmar como a voz conjunta das carreiras típicas de Estado, conseguiu congregar as representações de 180 mil servidores públicos ao redor de uma mesma pauta de ações, o que é um feito dificílimo e mostra a força e a capacidade de articulação de suas lideranças, em especial do seu Presidente, Roberto Kupski, que se mostrou muito solidário aos desafios próprios da nossa carreira de EPPGG.”, avalia João Aurélio.

O presidente do Fonacate, Roberto Kupski, elencou as principais deliberações do dia: criação da Comissão Técnica da 4ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado e a definição das pautas principais para 2014: defesa da Lei da Greve do Servidor Público e o fim do desconto dos previdenciários inativos. Além disso, reconheceu a luta da ANESP na defesa dos interesses da Administração Pública.

“O Fonacate vai continuar a defender a valorização das carreiras de Estado, fundamental para que o Estado cumpra o que as ruas pediram: qualidade do serviço público. E não vai se fazer qualidade no serviço público somente com investimentos materiais, e sim com investimento nas pessoas. Por isso, temos que valorizar o concurso e a impessoalidade dele. E o grupo de gestão que tem hoje uma preocupação e um enfrentamento nessa frente, a ANESP, tem o apoio do Fonacate. Não podemos aceitar qualquer nível de favorecimento nesse concurso para gestor público”, enfatiza o presidente do Fórum, relembrando o concurso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para provimento de cargo para Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG, que segue suspenso pela Justiça e pelo TCU.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle - Unacon Sindical, Rudnei Marques, 2013 foi o ano do fortalecimento do Fonacate. Neste sentido, valorizou o apoio da ANESP. “A ANESP tem dado uma contribuição excelente, pois faz parte das atribuições dos gestores esse conhecimento profundo da máquina e do serviço público e de que forma nós podemos contribuir para que prestemos serviços de qualidade, que é o que a população cada vez mais exige e merece”, pondera.

Além da ANESP, Unacon Sindical e da ADPF, estiveram representadas na reunião do Fonacate as seguintes entidades:

Foto: Filipe Calmon/ANESP

Foto: Filipe Calmon/ANESP

UNAFISCO - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal
ANER - Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais
SINAL - Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central
SINAIT - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho
FEBRAFITE - Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais
AFIPEA - Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
ANFFA SINDICAL - Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários
AOFI - Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência
ANFIP - Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil
AUDITAR - União dos Auditores Federais de Controle Externo
SINDCVM - Sindicato Nacional dos Servidores Federais Autárquicos nos Entes de Promoção e Fiscalização do Mercado de Valores Mobiliários
FENAFIM - Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais
AACE - Associação dos Analistas de Comércio Exterior
ASSECOR - Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento

Clique aqui e tenha acesso à matéria do Fonacate sobre o encontro.