ANESP

View Original

FCRB e ANESP debatem desenvolvimento sustentável e economia verde no Rio

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 19 de junho, das  18h às 20h, no Rio de Janeiro, o tema “Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde” será debatido com a participação de cinco EPPGGs. Patrícia Audi abordará o tema da transição energética e biocombustíveis; Felipe Machado trará o tema da reindustrialização e da economia de baixo carbono; Roberto Garibe falará sobre PAC e desenvolvimento sustentável; e por fim, Pedro Cavalcante discutirá os paradoxos da Agenda 2030. O EPPGG e diretor do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa Marcelo Viana Estevão de Moraes fará a moderação do diálogo. 

É possível acompanhar o evento pelo YouTube ou presencialmente, na sede da FCRB, na Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro. 

A atividade integra simultaneamente os Ciclos de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras (parceria entre FCRB e ANESP) e sobre Direito e Sociedade (parceria entre FCRB e AJD), ambos do Programa Rui Barbosa e o Tempo Presente - PRO-Rui, da Fundação. 

Conheça os participantes:

Felipe Machado

Secretário Adjunto de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC. Servidor público da carreira de Especialista em Política Públicas e Gestão Governamental desde 2011, quando ingressou no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Possui ampla experiência como líder de equipes em temas ligados à indústria, à inovação e ao comércio exterior. É graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e possui Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Patricia Audi

Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, atua há mais de duas décadas no setor público, em diferentes órgãos e secretarias nas três esferas de governo. Na área internacional, atuou na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Já no setor privado, trabalhou no mercado financeiro, como vice-presidente do Santander Brasil, responsável por Comunicação, Marketing, Sustentabilidade, Eventos, Patrocínios, Cultura e Relações Institucionais. Foi CEO da RenovaBR, instituição sem fins lucrativos destinada à formação política suprapartidária. E hoje é diretora-executiva na Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia).

Pedro Cavalcante

Doutor em Ciência Política pela UnB com pós-doutorado na Universidade da Califórnia e na Columbia University. Professor Visitante na School of Global Policy and Strategy da Universidade da Califórnia e Visiting Fellow na Oxford University. Professor do Mestrado e Doutorado em Administração Pública na Enap e no IDP. Organizou livros e publicou dezenas de artigos científicos sobre governança e gestão pública, inovação, desenvolvimento e coordenação de políticas públicas. Gestor Governamental desde 2004, com experiências em cargos de direção e assessoramento em diversos órgãos do governo federal. Atualmente, é secretário adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do MGI.

Roberto Nami Garibe Filho

Graduado em Ciências Econômicas pela Unicamp, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV e doutor em Ciência Política pela USP. Pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental exercendo diversos cargos de direção e assessoramento. Foi diretor de Infraestrutura Logística e Energética do PAC, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, presidente da empresa São Paulo Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo e Diretor Executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Desde janeiro de 2023, atua como secretário especial Adjunto, na Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência, com foco no PAC. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente na área de investimento em infraestrutura no Brasil, descentralização administrativa e democracia participativa.

Marcelo Viana Estevão de Moraes

É doutor (2018) e mestre (2014) em Ciências Sociais pela PUC do Rio de Janeiro. Pós-doutorando em ciência política na UnB. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, exercendo cargos de direção superior na administração pública federal nos ministérios do Trabalho e Emprego, Previdência Social, Secretaria Especial de Direitos Humanos e Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi Vice-Presidente da Conferência Interamericana de Seguridade Social - CISS (1996-1998) e Representante Alterno do governo brasileiro no Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento - CLAD (2008-2010). Participou de diversas missões internacionais representando o Governo brasileiro junto ao FMI, Banco Mundial, OCDE, OIT, CEPAL OISS, CISS, CLAD, Mercosul.  Coordenou pelo governo brasileiro as negociações do Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul e de seu respectivo Regulamento Administrativo. Atualmente é diretor do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Serviço:

Evento  “Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde” 

19 de junho, quarta-feira, 18h

Sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa

Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da FCRB.

Texto editado em 10 de junho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

See this gallery in the original post

See this social icon list in the original post