ANESP

View Original

Evento realizado em Brasília nesta sexta tira dúvidas de EPPGGs sobre Funpresp; na próxima quinta (14) será a vez do Rio de Janeiro

Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) precisam tomar uma decisão importante sobre aposentadoria até o dia 29 de julho: migrar ou não para a Funpresp. Para auxiliar na questão, a ANESP, em parceria com a AFIPEA, ASSECOR e AACE, realizou, na manhã desta sexta-feira (8), em Brasília, evento especial em que foi possível aprender mais sobre as possibilidades e tirar dúvidas individuais. No próximo dia 14, será a vez dos Associados do Rio de Janeiro amadurecerem suas decisões.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento a ser realizado no Rio de Janeiro.

Materiais da palestra serão compartilhados com Associados da ANESP

Por cerca de 1h40, Fernando Maranho, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), apresentou os pormenores do Regime de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS), aspectos do Regime Geral, e detalhou as inovações da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp), fazendo comentários e análises sobre a relação entre esses sistemas e os servidores públicos.

Isso porque o servidor que ingressou no serviço público do Poder Executivo antes de 4 de fevereiro de 2013 pode optar por migrar de regime previdenciário, até 29 de julho, ficando submetido ao teto do RGPS no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e contribuir, acima desse valor, para o Regime de Previdência Complementar (RPC), com contribuição paritária da União.

Durante a primeira parte da palestra, o especialista detalhou com exemplos as possibilidades em que cada servidor poderia se encaixar e apresentou os prós e os contras da migração. A segunda parte do evento, que durou cerca de 1h30, foi dedicada a responder perguntas da plateia.

Os Associados da ANESP terão acesso à gravação completa da palestra nos próximos dias, em link privativo, já que se trata de material protegido por direitos autorais. Além disso, será disponibilizada planilha atualizada para simulação caso a caso.