ANESP

View Original

Com participação de EPPGGs e apoio da ANESP, Congresso CONSAD bate recordes

Grande movimentação no CONSAD.

Presidente João Aurélio representando a ANESP

A oitava edição do Congresso Consad de Gestão Pública, encerrada nesta quinta-feira (28), registrou o maior público e o maior número de trabalhos apresentados. O evento foi realizado com apoio da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) e contou com a participação marcante de EPPGGs. Como apoiadora do evento, a ANESP manteve um estande na galeria de exposições. O local serviu de ponto de encontro para os EPPGGs e membros de carreiras análogas nos estados e municípios, mantendo sempre boa concentração de pessoas. O alto trânsito permitiu que fossem distribuídos pela Associação mais de 500 números de edições da Revista ResPvblica, 100 DVDs com artigos sobre a Carreira, mais de uma centena de folhetos sobre a aula inaugural do 1º curso de formação e quase 500 folders sobre a Carreira. 

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), a ENAP, os Correios, o Banco do Brasil, o Governo do Estado do Pará e empresas privadas como BMG, Bradesco, Fundação Dom Cabral, HSM e Funcab, dentre outros, também apoiaram o evento e mantiveram estande durante o congresso.

Segundo a organização do evento, transitaram pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos três dias do evento, 26, 27 e 28 de maio, 2.285 congressistas. Fazem parte deste público servidores públicos das esferas municipais, estaduais, distrital e federal, além de estudantes, expositores e acadêmicos atraídos pelos 175 trabalhos, de 16 unidades da Federação, apresentados em 57 painéis.

Diretor Jurídico Alex Canuto com Tito Fróes, Coordenador da Carreira de EPPGG

Diretor Alex Canuto no estande da ANESP conversando com o público

EPPGGs conferencistas

Nas salas de conferências, a presença de EPPGGs e da ANESP foi destaque. A Vice-Presidente da Associação, Aleksandra Santos, apresentou dois trabalhos, atraindo a atenção do Coordenador-Geral de Gestão das Carreiras Transversais do MP, Tito Fróes. Os trabalhos apresentados por ela foram: "Gestão por competência na Administração Pública: balanço da experiência federal e análise de casos de organizações”, na quarta-feira, e, na quinta-feira, “Escalas de competências: instrumentos para a gestão de carreiras transversais". Por sua vez, a associada Giovanna Victer fez parte do grupo que apresentou o painel “A coordenação de estratégias inovadoras para a melhoria da gestão pública no município de Niterói, onde é Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle. Sua palestra tratou de parcerias e oportunidades para a viabilização de projetos voltados à melhoria da gestão em contexto local e o caso de Niterói.

Giovanna Victer, associada da ANESP

Vice-Presidente Aleksandra Santos em palestra

Tito Fróes acompanhou a exposição da Vice-Presidente

Outros sete associados apresentaram trabalhos durante o congresso. Confira abaixo a lista com nome dos autores, painel e título do trabalho apresentado:

Ciro Campos Christo Fernandes - painel: Escolas de governo, estratégias de capacitação e gestão do conhecimento - Escolas de governo: conceitos, origens, tendências e perspectivas para sua institucionalização no Brasil; e painel: Concentração e centralização das compras e contratações: visões sobre a experiência da administração pública brasileira - A centralização das compras na administração federal: lições da história.

Laila Ferreira Hossain - painel: A implementação das políticas de fomento nas compras públicas: resultados e perspectivas - Metodologia para aplicação das margens de preferência para produtos nacionais na realização de pregão eletrônico, na modalidade menor preço por lote.

Mariana Siqueira Carvalho Oliveira - painel: Organização em rede para a gestão Interfederativa de políticas públicas - A institucionalização do modelo de Gestão Integrada da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Marizaura Reis de Souza Camões - painel: Perfis de competências: subsídios para a seleção e desenvolvimento de lideranças no setor público - Análise de processos seletivos para cargos comissionados no âmbito da Administração Pública Federal; e painel: Governança e participação: aportes da experiência recente no Brasil - Gestão pública no Brasil: as inovações configuram um modelo? (trabalho apresentado junto com Pedro Luiz Cavalcante).

Pedro Luiz Cavalcante - painel: Governança e participação: aportes da experiência recente no Brasil - Gestão pública no Brasil: as inovações configuram um modelo?

Pedro Palotti - painel: Servidores públicos federais: perfil e novos olhares e perspectivas - Perfil, composição e remuneração dos servidores públicos federais: trajetória recentes e tendências observadas

Rafael Setúbal Arantes - painel: A implementação das políticas de fomento nas compras públicas: resultados e perspectivas - A aplicação conjunta das preferências sobre o preço nas compras governamentais do governo federal.

Confira mais fotos do evento aqui.