ANESP

View Original

Direitos humanos são base para justiça social, afirma EPPGG e secretária-executiva do MDHC

Foto: Clarice Castro

Em sessão solene pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, realizada na Câmara dos Deputados, a EPPGG Janine Mello, atualmente secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), destacou a importância da defesa incessante das liberdades fundamentais.

Em sua fala, Janine abordou o papel histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948, como marco atemporal e fonte de inspiração para a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. "Os direitos humanos não são apenas ideais abstratas: eles são o alicerce das políticas públicas que promovem a justiça social. É nosso dever garantir dignidade e oportunidades a todas as pessoas, especialmente àquelas historicamente vulnerabilizadas", declarou.

A representante do MDHC também destacou o compromisso do Governo Federal com a defesa dos direitos fundamentais e reforçou a urgência em combater mazelas como o racismo, a violência de gênero e a LGBTQIA+fobia. "O dia 10 de dezembro é um convite para refletirmos sobre nosso papel na superação das desigualdades. Precisamos avançar no diálogo e na construção de políticas públicas inclusivas, consolidando os direitos humanos como uma realidade plena no Brasil", pontuou.

A solenidade foi solicitada pela deputada federal Reginete Bispo (PT/RS), e contou ainda com a participação de parlamentares, representantes de entidades da sociedade civil e membros do Executivo, além dos presidentes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Franco Castelo Branco; e do vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Décio Gomes Santiago.

Com informações do MDHC.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

See this gallery in the original post

See this social icon list in the original post