Coordenado por EPPGG, Novo Cadastro Único é lançado pelo governo federal
Foto: Roberta Aline/MDS
O Novo Cadastro Único, que entra em vigor em março deste ano, trará maior agilidade, eficiência e segurança à gestão dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Pé-de-Meia. As ações de atualização da base de dados foram coordenadas pela EPPGG Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Para ela, a modernização “recoloca o CadÚnico no patamar de tecnologia social reconhecida mundialmente, posição que ocupou durante muito tempo”.
O lançamento oficial foi realizado na última terça-feira (18/2), em evento em Brasília (DF) que contou com a presença dos ministros Wellington Dias (MDS) e Esther Dweck (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI), além do presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, do vice-presidente de Governo em exercício da Caixa Econômica Federal, Tiago Cordeiro, e do secretário Nacional de Assistência Social André Quintão.
Foto: Roberta Aline/MDS
Bartholo pontua que as mudanças trarão facilidades tanto para os usuários de políticas públicas quanto para os operadores do cadastro, já que boa parte das informações será preenchida automaticamente, com a integração com outras bases. “Simplificará a vida de quem vai se cadastrar. Estamos falando de pessoas pobres, vulneráveis, que não dispõem de tempo nem de recursos financeiros para se deslocar a instalações públicas a fim de prestar informações que o poder público já possui”, afirma a EPPGG.
De agora em diante, o Cadastro Único fará o cruzamento automático de dados de diferentes bases do governo federal, como Receita Federal, Previdência Social e Sistema Único de Saúde (SUS). Com a automatização dos processos, a integração de dados, que antes levava dois ou três meses, agora será feita em poucos dias. A intenção é agilizar o atendimento às famílias de baixa renda e evitar fraudes na plataforma. A última atualização do Cadastro Único havia ocorrido em 2010.
“A grande inovação desta iniciativa é benéfica para a população e para a segurança da informação, pois evitará muitas fraudes cibernéticas”, destaca Bartholo. Além dela, outros EPPGGs participaram do processo de modernização do Cadastro Único. A carreira, aliás, sempre atuou na gestão do Bolsa Família e do Cadastro, que antes estavam sob coordenação da mesma secretaria. Atualmente, o Cadastro Único é gerido pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD) – cuja secretaria é Letícia Bartholo –, onde também atuam os EPPGGs Tereza Cristina Silva Cotta; Mariana Nogueira de Resende Sousa; Fábio Monteiro Rigueira; Rafaela de Sá Gonçalves; Silvio Roberto Pereira da Costa; Walter Shigueru Emura; e Ana Gabriela Filippi Sambiase.
Junto ao evento de lançamento, o MDS inaugurou a exposição virtual “Portas Abertas para Direitos”, que reconstrói a memória do Cadastro Único, por meio da fala de usuários e de operadores, e apresenta algumas das novidades. Acesse aqui.