ANESP

View Original

ANESP participa de audiência na Assembleia de MG que avaliou impactos negativos da PEC 32

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou na quinta-feira, 15 de julho, audiência pública que debateu os impactos negativos da PEC 32/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados. A ANESP esteve presente e foi representada pelo seu presidente Pedro Pontual.

Também participaram da audiência a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Núbia Roberta Dias; a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas; Denise de Paula Romano; a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente MG, Regina Márcia Pimenta Assunção; o presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte, Israel Arimar de Moura; e o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Lincoln Alves Miranda.

Uma das questões destacadas pelos participantes foi que a PEC 32 abre a possibilidade de serviços públicos serem transferidos à iniciativa privada e de contratações serem feitas a título precário, sendo analisado na perspectiva da prestação de serviços públicos à população nas áreas da educação, saúde e meio ambiente.

Para o presidente da ANESP Pedro Pontual, a PEC 32 parte do pressuposto de que o estado custa muito e entrega pouco. Contudo, ela não foi embasada por um diagnóstico com a opinião dos usuários dos serviços públicos e de seus operadores, bem como por considerações sobre o que se pretende melhorar.

Pontual reforçou que a proposta segue a lógica do setor privado que é completamente diferente da do setor público. “Uma fábrica deficitária pode ser fechada porque visa ao lucro. Uma unidade básica de saúde fechada deixa de prestar atendimento. O impacto disso não é calculado pela PEC 32, para a qual importa apenas o resultado fiscal”, acrescentou.

Deputados defendem ampla mobilização contra a medida

Parlamentares que participaram da audiência, solicitada pelos deputados estaduais Celinho Sintrocel (PCdoB) e André Quintão (PT), defenderam uma ampla mobilização contra a PEC 32/21. Segundo a deputada Beatriz Cerqueira (PT), que conduziu a reunião, o movimento no País é de cada vez mais precarizar o serviço público.

Assista ao vídeo completo da audiência.

Com informações do site da Assembleia Legislativa de MG.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

See this gallery in the original post

See this content in the original post